Há aproximadamente um ano, David Coimbra elaborou uma playlist com 14 das suas músicas preferidas, a pedido do comunicador Antônio Carlos Macedo. E também explicou como cada uma delas marcou a sua vida.
Confira a lista:
1. Billy Joel – I love you just the way you are
Era uma das minhas favoritas nas reuniões dançantes. Porque minha especialidade eram as músicas lentas. Deixava as exibições performáticas para os Travoltas e, nas lentas, eu priorizava o romantismo. Sou um romântico, Macedo.
2. David Bowie - Heroes
Gosto porque é a trilha do ótimo filme “As vantagens de ser invisível” e porque, em 2012, na abertura das Olimpíadas de Londres, vi a delegação britânica entrando ao som dessa música. As 80 mil pessoas no estádio cantaram em coro. Foi lindo.
3. The Rolling Stones – Waiting on a friend
Essa também é por causa da Olimpíada. Eu estava em um pub de Londres, esperando pelos meus amigos Piangers e Tulio Milman, bebendo uma pint no balcão, e a banda do bar começou a tocar essa música. Me senti o Mick Jagger.
4. Roberto Carlos – Como vai você
Gosto muito da fase romântica do Rei (já disse que sou um romântico). E dessa música gosto em especial porque um grande amigo, o Nelson Guahnon, diz sempre que é “a música mais linda do mundo”. Será? Bom, ele também é um romântico.
5. Belchior – Coração Selvagem
Para mim, o Belchior é o maior poeta da música brasileira. Nessa música há uma imagem de que gosto muito e que me faz ficar pensando: “Esconda um beijo pra mim sob as dobras do blusão”.
6. Hyldon – Na rua, na chuva, na fazenda
Quando eu tinha uns 15 anos, ofereci essa música na rádio para uma namoradinha. Era uma surpresa. Estava com ela, liguei o rádio e fiquei esperando, ansioso. Ela dizia: “Vamos mudar de estação!” E eu: “Não, espera um pouco, espera”. Demorou MUITO, mas, quando rodou, vi os olhinhos dela brilharem – sou mesmo um romântico.
7. Elis Regina – Casa no campo
Cada vez que ouço a Elis cantar essa música, me imagino nessa casinha e, por Deus, os olhos me marejam de nostalgia.
8. Elton John – Tiny Dancer
É a música preferida da minha mulher, a Marcinha (tenho que fazer uma média, né, Macedo).
9. Almôndegas – Vento Negro
Essa música marcou a minha adolescência. Em cada festa que eu ia tinha um violão e alguém tentava tocá-la. É uma das músicas mais lindas do Rio Grande do Sul.
10. John Lennon – Watching the Wheels
Essa música o John Lennon compôs depois de ficar cinco anos afastado da música, apenas em casa, fazendo pão para o filho pequeno, no apartamento no Edifício Dakota. Ele diz, na letra, que as pessoas o criticam por sua opção, mas ele quer apenas ficar olhando as rodas girarem. Gosto dessa ideia.
11. Wings – My Love
Paul McCartney cantou essa música no Beira-Rio, anunciando, em português: “Essa é para a minha gatchinha”. No caso, a Linda McCartney, que já morreu. As pessoas, no show, choravam de emoção.
12. Gilberto Gil – Se eu quiser falar com Deus
O Gil compôs essa música para o Roberto Carlos cantar. Mas na letra tem algumas palavras de que o Rei foge, como “diabo”, ele recusou. A gravação ficou linda na voz do Gil.
13. Paulinho da Viola – Nervos de Aço
É uma composição do nosso Lupicínio Rodrigues. O Paulinho contou que cantava errado uma parte da letra, a frase “nos braços de um tipo qualquer”, em vez de “outro qualquer”, e foi corrigido pelo próprio Lupicínio. De qualquer forma, ficou lindíssimo na voz do Paulinho.
14. Bee Gees – Massachusetts
Em homenagem ao estado americano que, durante seis anos, me tratou tão bem.