O fundador e tecladista do Depeche Mode, Andrew Fletcher, morreu aos 60 anos nesta quinta-feira (26). O anúncio foi feito nas redes sociais da banda.
O grupo musical lamentou a perda do companheiro de jornada e exaltou seu carisma. "Fletch tinha um verdadeiro coração de ouro e estava sempre lá quando você precisava de apoio, uma conversa animada, uma boa risada ou uma cerveja gelada", diz a publicação. A causa da morte de Fletcher não foi divulgada.
O Depeche Mode vendeu mais de 100 milhões de discos em mais de 40 anos de carreira. É considerado um dos grupos musicais mais influentes de música eletrônica da história. Totalizando 14 álbuns, todos estiveram no Top 10 do Reino Unido.
O grupo de sucesso foi formado por Fletcher em Basildon, na Inglaterra, no final dos anos 1970, com Martin Gore e Vince Clarke. A banda emplacou seus sucessos após a entrada do cantor Dave Gahan.
O auge do sucesso da banda veio no final dos anos 1980 e nos anos 1990, com as músicas Enjoy The Silence e I Feel You.
A banda esteve no Brasil duas vezes, a primeira em 1994, quando Gahan enfrentava sérios problemas de saúde mental. Somente em 2018, conseguiram realizar um show no país, em São Paulo.