O baterista Alan White, integrante da banda de rock progressivo Yes desde 1972, morreu aos 72 anos nesta quinta-feira (26). A notícia foi anunciada pela própria banda nas redes sociais. White morreu em sua casa, após uma curta doença. Segundo o texto do grupo no Instagram, ele faleceu de forma pacífica.
Os integrantes da banda disseram estar chocados com o ocorrido e que White estava animado com os próximos shows. "Alan estava ansioso pela próxima turnê no Reino Unido, para celebrar o seu 50º aniversário com o Yes e o emblemático álbum Close To the Edge, onde a viagem de Alan com o Yes começou, em julho de 1972", diz a postagem.
Nascido em 1949 no condado de Durham, na Inglaterra, White começou a tocar bateria aos 12 anos e um ano depois se juntou à sua primeira banda: Downbeats, que mais tarde se tornou Blue Chips.
Um tempo depois, John Lennon viu uma apresentação de outra banda da qual White fez parte, mudando a sua trajetória musical. O baterista participou de uma performance no Live Peace in Toronto 1969, que se tornou álbum do ex-beatle, posteriormente. Além disso, o artista tocou bateria no disco Imagine.
Três anos mais tarde, ele se juntou ao Yes. Logo no seu ingresso, precisou aprender todo o repertório da banda para uma turnê nos Estados Unidos. A partir disso, permaneceu todos esses anos no grupo musical, até 2016.
Os problemas de saúde de White reduziram a participação dele na banda. Jay Schellen preenche o seu lugar como baterista há seis anos, mas, em diversos shows, White se juntava à banda nos palcos e gravações, para ser ovacionado.
O Yes dedicará a turnê do 50º aniversário do álbum Close to the Edge em junho a White.