A cantora Beyoncé usou seu site oficial para homenagear Elza Soares, que morreu nesta quinta-feira (20), aos 91 anos. "Descanse em paz, Elza Soares. Sua música entreteve e inspirou muitos no Brasil e ao redor do mundo. Somos muito gratos", escreveu a artista.
Ao lado, o site traz uma foto da artista brasileira com os dizeres "rest in peace" (descanse em paz). A imagem também foi compartilhada nas redes sociais da BeyGOOD, fundação de Beyoncé.
Em junho do ano passado, quando Elza estava prestes a completar 91 anos, Beyoncé a homenageou por meio da BeyGOOD, sua fundação. O nome de Elza apareceu com destaque na conta do Instagram, com os seguintes dizeres: "Celebrando o brilho e a criatividade dos músicos negros que influenciaram o mundo por meio de sua arte". Artistas como Bob Marley, Cassper Nyovest e Mary J. Blige também foram celebrados no perfil da fundação.
Tornou-se um hábito da cantora usar suas redes sociais para homenagear ou parabenizar personalidades de todo o mundo cujo trabalho seja de seu agrado. Em maio do ano passado, por exemplo, Beyoncé lamentou a morte do ator e humorista Paulo Gustavo, vítima da covid-19.
Despedida da lenda da música brasileira
De acordo com nota publicada nas redes sociais de Elza Soares, ela faleceu em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais, às 15h45min de quinta-feira. Pedro Loureiro, empresário da artista, revelou ao portal Uol Splash que os últimos momentos dela foram de tranquilidade com a família.
— Ela disse que estava bem, ótima. Foi deitar, escutando música, a gente sempre monitorando os sinais vitais. Em um dado momento, ela falou para uma das netas que estava "indo embora". A gente achou que fosse uma licença poética. Ela começou a ficar com respiração ofegante. Chamamos o socorro, e o médico dela chegou — contou.
O corpo de Elza é velado nesta sexta (21) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A cerimônia deve terminar por volta das 14h. Depois, será realizado um cortejo até o Cemitério Jardim da Saudade, onde a artista deve ser sepultada a partir das 16h.