O sertanejo Maurílio, da dupla com Luiza, não precisará passar por cirurgia para tratar a tromboembolia pulmonar com a qual foi diagnosticado, conforme boletim médico divulgado nesta sexta-feira (17). O músico de 28 anos vem reagindo bem aos medicamentos e hemodiálise e apresentou melhora das funções renais. Ele foi internado na madrugada de quarta-feira (15), na unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital de Goiânia (GO), após sofrer uma parada cardíaca.
Com a melhora apresentada por Maurílio, a unidade vai manter o tratamento atual somente com medicamentos. Ainda assim, o médico responsável pelo caso, Wandervam Azevedo, salientou que o quadro de saúde do cantor continua sendo considerado grave.
"O paciente encontra-se em melhora clínica progressiva. Recebeu avaliação da equipe de cirurgia vascular na noite desta quinta-feira (16), que confirmou não ser necessário intervenção cirúrgica no momento, por isso mantém o tratamento atual", informou no boletim.
Na quarta-feira, Azevedo explicou, em entrevista coletiva, que Maurílio havia reclamado de dor na perna havia 15 dias. O profissional considera que este pode ter sido um sintoma da tromboembolia pulmonar diagnosticada posteriormente.
Segundo o médico, trata-se de uma obstrução dos vasos da artéria pulmonar, que causa um coágulo que pode ir para o pulmão, coração ou cérebro, bloqueando o fluxo de sangue nesses órgãos. Ele disse ainda que a doença é grave e que causa morte súbita em 25% dos casos.
A dupla Luiza e Maurílio é conhecida pelo hit S de Saudade, gravado em parceria com Zé Neto e Cristiano. Nas redes sociais, Luiza pediu orações pelo companheiro de palco:
"Por favor, orem. Só isso que peço, com toda a humildade do mundo. Cinco minutos e dediquem uma oração ao Maurílio, por favor."