Na tentativa de manter um dos marcos da boemia do Centro Histórico de Porto Alegre funcionando, o fundador do bar Odeon, Celestino Paz Santana, 75 anos, reabriu o estabelecimento nesta terça-feira (30). Apesar de o local ter sido colocado à venda neste ano— correndo o risco de fechar suas portas permanentemente após 35 anos de atividade — Tino afirma não ter recebido propostas que estivessem de acordo com seu interesse. Portanto, decidiu tentar mais uma vez e ver como está o ânimo do público.
— Agora não estou aceitando propostas de compra, eu quero tocar o barco para frente. A menos que realmente eu entenda que deva prosseguir nessa história da venda. Mas neste momento, estou com o bar aberto — confirma.
Em setembro, a reportagem de GZH já havia conversado com Tino. À época, ele afirmou que seria muito difícil operar em razão das restrições sanitárias. Outro fator que o motivou a tentar vender o espaço era a idade. Contudo, a prioridade era dar preferência para alguém que se dispusesse a manter o espaço funcionando com as características atuais, para que o local pudesse continuar sendo um dos pontos de referência de Porto Alegre.
Apesar de estar retomando as atividades nesta terça, Tino reforça que o bar não deve abrir as portas todos os dias. Pelo menos por enquanto, vai apostar em eventos esporádicos, sempre com alguma apresentação cultural.
— Esse negócio de todo dia não dá. Ficar esperando freguês atrás do balcão não está funcionando agora, então temos que fazer eventos musicais, eventos culturais em geral a gente vai começar a fazer. De repente duas vezes por semana, vamos ver — adianta ele.