O cantor regionalista Pedro Ortaça foi transferido da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o quarto do Hospital Conceição, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (29), após enfrentar uma cirurgia de ponte de safena na perna esquerda. A informação foi confirmada pela filha dele, Marianita, na manhã desta terça (30).
De acordo com Marianita, o estado de saúde do cantor é considerado estável e o processo de cicatrização da cirurgia está ocorrendo conforme o esperado. Ortaça, porém, segue sem previsão de alta hospitalar.
— Como filha, posso dizer que fazia um tempinho que não via meu pai tão bem… faceiro, sem dor no pé. Nesta segunda, conversamos e rimos muito. O pai me apresentou o pessoal que estava cuidando dele: um enfermeiro fez a barba dele e estava bem lindo e corado. A médica plantonista da vez é uma admiradora do trabalho dele, assim como tantos outros que inclusive chegavam pra ele cantando as músicas dele — comemorou Marianita.
Pedro Ortaça passou pela cirurgia na última quinta-feira (25). Ele estava realizando shows no Mato Grosso e por lá sentiu uma dor muito forte no pé.
Marianita conta que, antes de realizar o procedimento, o clima era de preocupação, já que o cantor é diabético e tem insuficiência renal, o que levou a uma avaliação minuciosa da equipe médica.
— Agora até isso melhorou. O diabetes está controlado e os rins não ficavam com a creatinina tão baixa (considerando a elevação dos últimos dias) há um bom tempo — relata Marianita.
Aos 79 anos, Ortaça se consagrou como um dos principais nomes do regionalismo gaúcho em sua trajetória, com músicas marcantes como Timbre de Galo, Queixo Duro, Guasca e Judiado da Idade.