Um show em homenagem aos cantores Bjorn Ulvaeus e Benny Andersson, do ABBA, precisou ser cancelado na terça-feira (2) após dois homens morrerem no centro cultural Uppsala Konsert e Kongress, a 70km de Estocolmo, na Suécia. Segundo a polícia, uma das vítimas saltou ou caiu do sétimo andar sobre o outro homem, que estava no saguão.
O idoso que caiu tinha 80 anos e morreu no local. Já o homem que foi atingido, tinha 60 e chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu. Uma mulher que estava no saguão se machucou, mas seus ferimentos não foram considerados graves, disse a polícia.
Segundo a imprensa local, após interrogar testemunhas e parentes, os agentes não encontraram indícios de crimes ou de que alguém acidentalmente provocou a queda. O incidente ocorreu cerca de 30 minutos antes do início da apresentação, quando havia cerca de mil pessoas no local.
O centro cultural da cidade de Uppsala é um prédio de oito andares com fachada espelhada e chapas de metal angulares que lembram cristal. O site do local informou que o centro estará fechado até sexta-feira (5) por causa das mortes.
"Todos estamos chocados com o trágico acidente e nossos pensamentos vão para os falecidos, seus amigos e familiares", diz mensagem no site de Uppsala Konsert e Kongress.
Nesta quarta (3), o ABBA anunciou a suspensão de sua promoção durante 24 horas. "Devido ao trágico evento em um show de homenagem na Suécia ontem (terça) à noite, decidimos adiar até amanhã a publicação do vídeo do nosso futuro concerto."
Além do lançamento de seu novo álbum, a banda sueca está construindo em Londres uma sala para receber, a partir de maio de 2022, um espetáculo que inclui "avatares" digitalizados dos quatro membros da banda.