Quarenta anos depois de lançar seu último álbum de estúdio, a lendária banda pop sueca ABBA anunciou seu retorno nesta quinta-feira (2) em Londres, além do lançamento de um novo álbum e um espetáculo com hologramas de seus membros, agora septuagenários.
— Começou com duas músicas e depois nos perguntamos: por que não fazer um disco todo? — explicaram dois de seus históricos integrantes, Bjorn Ulvaeus e Benny Andersson, em um evento transmitido pela internet em Londres.
O novo álbum será lançado em 5 de novembro, informaram, emocionando seus fãs espalhados pelo mundo todo, alguns com o coração partido desde sua separação em 1982 e outros que passaram a idolatrar os suecos muitos anos após sua ruptura.
— Foi tão bonito todos estarmos de volta no estúdio outra vez — afirmou Andersson, 74 anos, enquanto Ulvaeus lembrava o conselho de "não deixar passar mais de 40 anos entre álbuns".
Suas ex-esposas, as outras duas integrantes do ABBA, Anni-Frid Lyngstad, 75 anos, e Agnetha Faltskog, 71, não participaram da coletiva em Londres, mas acompanharam o evento online, segundo seus colegas.
Em abril de 2018, os quatro anunciaram seu retorno aos estúdios pela primeira vez, onde gravaram duas músicas (I Still Have Faith in You e Don't Shut Me Down), que não haviam sido divulgadas até agora.
I Still Have Faith in You foi ouvida pela primeira vez nesta quinta-feira no evento de apresentação do novo álbum, acompanhada de imagens de arquivo da banda histórica, muito conhecida pelos seus figurinos coloridos e seus ritmos de disco e letras contagiantes.
Abba-tares
Os autores de músicas icônicas como Dancing Queen, Money, Money, Money e Waterloo também anunciaram uma série de espetáculos realizados por hologramas, os "Abba-tares" — avatares digitais dos quatro membros do grupo quando eram jovens.
O espetáculo, chamado ABBA Voyage, será exibido em um teatro construído especialmente para a ocasião em Londres. Terá 22 músicas e aproximadamente uma hora e meia de duração.
Desde seu último álbum de estúdio, em 1981, e sua dissolução em 1982, o grupo pop sueco com dezenas de milhões de discos vendidos não publicou nenhum material novo. Porém, o álbum de grandes sucessos lançado em 1992, ABBA Gold, tornou-se um dos discos mais vendidos do mundo.
Depois, o musical Mamma Mia e os filmes baseados nele — com Meryl Streep, Colin Firth e grande elenco — atraíram novos fãs que sequer eram nascidos durante seus anos de glória na década de 1970.