Apesar de terem se separado há mais de meio século, os Beatles, até hoje, seguem como uma das bandas mais influentes da história da música e, consequentemente, o final do grupo segue gerando repercussão. Agora, Paul McCartney acrescentou novas informações sobre a dissolução do quarteto, afirmando que John Lennon foi o verdadeiro “instigador” da separação dos músicos e não ele, como muitos fãs acreditavam.
— Eu não instiguei a separação— disse McCartney, em entrevista ao This Cultural Live, programa da BBC Radio 4, emendando em seguida: — Foi o nosso Johnny.
O compositor de “Yesterday” contou que Lennon entrou na sala um dia e disse “Estou deixando os Beatles”. McCartney disse que os meses seguintes foram o “período mais difícil de minha vida”.
— Essa era minha banda, meu trabalho, minha vida. Eu queria continuar — revelou o ex-Beatle.
Durante a conversa, McCartney ainda contou que o processo judicial que abriu contra os companheiros de banda aconteceu por causa do empresário Allen Klein, que queria que os Beatles fingissem que ainda estavam juntos por meses.
— O único jeito de lutar (por independência como artista) era processando os Beatles, porque eles estavam seguindo Klein. Anos depois, eles concordaram comigo — explicou.
Para McCartney, a saída de Lennon do grupo se deu por conta de sua criação conservadora:
— Ele sempre quis se livrar das amarras da sociedade, sabe? Ele foi criado por sua tia (Mimi Smith), que era bem repressiva (...), ele queria entrar num saco e passar uma semana deitado em uma cama em Amsterdã pela paz. Não tem como argumentar contra isso.
Segundo o músico, Yoko Ono, que também foi apontada como a causadora da separação dos Beatles, não teve qualquer influência sobre o fim da banda.
— Eles eram um ótimo casal. Havia uma força muito grande ali — afirmou.
A edição do This Cultural Life com a entrevista de McCartney será transmitida em 23 de outubro pela BBC Radio 4. A entrevista se antecipa ao documentário de seis horas de Peter Jackson The Beatles: Get Back, com lançamento previsto para novembro na Disney+.