O cantor e compositor Chico Buarque ganhou ação movida na Justiça contra a empresa Valor Tecnologia por uso indevido de sua imagem em uma campanha publicitária. O 6º Juizado Especial Cível do Rio definiu o valor da indenização em R$ 25 mil por danos morais através de uso da imagem que rendeu meme na internet, inspirado em capa do primeiro disco do artista. As informações são do colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo.
Após processo ter sido aberto, a campanha publicitária chegou a ser removida das redes sociais da empresa que atua no ramo de desenvolvimento de aplicativos para clínicas e consultórios.
A peça mostrava duas imagens de Chico Buarque, uma séria e outra sorrindo, atrelando os dois semblantes ao ato de ter conseguido atender mais clientes durante a pandemia.
Esta não é a primeira polêmica envolvendo o cantor. No início de setembro deste ano, o governador Eduardo Leite postou em suas redes sociais um vídeo pedindo pela unidade do país e citando Chico nas mensagens. O artista moveu uma ação judicial contra o chefe do Executivo do RS, alegando também uso indevido de imagem.
Chico ainda classificou o vídeo como “desrespeitoso”, mas o pedido de indenização foi indeferido. O juiz Fernando Rocha Lovisi, do 6º Juizado Especial Cível do Rio de Janeiro, determinou que Leite retirasse o vídeo das redes sociais, com uma multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento.