Eric Clapton voltou a se manifestar contra as medidas de controle à pandemia de covid-19. Na sexta-feira (27), o músico lançou a música This Has Gotta Stop (isso tem que parar, em tradução livre), entendida como uma crítica à vacinação e ao isolamento social.
"Isso tem que parar, já é suficiente / Eu não aguento mais essa merda, já foi longe o suficiente / Você quer reivindicar minha alma, você terá que vir e derrubar essa porta" , diz um trecho da canção. "Eu sabia que algo estava errado, quando você começou a estabelecer a lei / Não consigo mover minhas mãos, comecei a suar", canta Clapton em outra parte.
Apesar de não mencionar diretamente a pandemia, a música foi interpretada pela crítica especializada como um novo ataque do músico às medidas de segurança sanitária. No ano passado, ele já havia gravado uma canção composta por Van Morrison, em oposição ao lockdown. Duramente criticado por seus posicionamentos em relação à covid-19, Clapton chegou a reclamar publicamente de que estaria sendo "ostracizado" por familiares, amigos e colegas da classe artística.
Recentemente, Clapton também criticou governos que planejavam exigir comprovante de vacinação para liberar a participação do público em determinadas atividades. Em resposta a um anúncio do Reino Unido avisando sobre a adoção dos chamados "passaportes de vacina", o músico divulgou um comunicado afirmando que não se apresentará "em nenhum palco onde houvesse uma audiência discriminada".