Correção: o Reino Unido registra mais de 59 mil óbitos por covid-19, e não 56 milhões como informado das 19h14min de segunda-feira (30) até as 16h desta terça-feira (1º). O texto foi corrigido.
Ao longo da pandemia, o compositor Van Morrison se opôs firmemente ao lockdown — medida extremamente restritiva de confinamento — adotado no Reino Unido para evitar a proliferação do coronavírus. Agora, o artista, que em setembro e outubro escreveu três músicas contra as medidas de isolamento, anunciou um novo single, que será interpretado por Eric Clapton.
De acordo com O Globo, Stand and Deliver se junta a Born to be Free, As I Walked Out e No More Lockdown. As músicas fazem parte de uma campanha de Morisson chamada Save live music. O compositor criou uma fundação para ajudar músicos que têm sofrido financeiramente durante a pandemia.
A nova faixa estará disponível para compra e no streaming a partir de sexta-feira (4). À Variety, Morrison afirmou que aqueles que compartilham das frustrações dele e de Clapton vão gostar da canção.
— A gravação do Eric ficou fantástica. É de partir o coração ver tantos músicos talentosos sem qualquer apoio significativo do governo, mas queremos tranquilizá-los de que estamos trabalhando duro todos os dias para fazer lobby pelo retorno da música ao vivo e para salvar nossa indústria — disse à revista.
No começo de novembro, o Reino Unido anunciou uma nova fase de restrições, que começam nesta quarta-feira (2). Atualmente, o país acumula mais de 59 mil óbitos por covid-19, ficando atrás apenas de Estados Unidos, Brasil, Índia e México.