Correção: atividades como formaturas e eventos corportivos estão proibidos, conforme consta no decreto público em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre de sexta-feira (27), diferentemente do publicado entre 13h34min e 14h10min . O texto foi corrigido.
O show de Nando Reis com o filho Sebastião no Auditório Araújo Vianna, no sábado (28), marcou o retorno da agenda de espetáculos da casa, e também da Capital, depois de quase nove meses. Fechado desde março, o espaço chegou a sediar testes, mas nenhum aberto ao público com venda de ingressos.
A retomada oficial teve autorização do Comitê Temporário de Enfrentamento ao Coronavírus (CTECOV) e seguiu uma série de protocolos de segurança sanitária. Entre as medidas, estiveram o funcionamento com 30% da capacidade de público — o que permitia ocupação de 1.258 pessoas sentadas para uma capacidade de 4.245, contando nos assentos e em pé —, e entradas e saídas feitas em grupos guiados por uma equipe da casa.
Além disso, o chão foi adesivado para reforçar o distanciamento nas filas de banheiro ou bar, totens de álcool gel 70% foram colocados em pontos estratégicos e portas laterais ficaram abertas durante o show para permitir circulação de ar enquanto o ar-condicionado esteve desligado.
Houve, ainda, cuidado com o distanciamento interpessoal, uso de máscaras obrigatório, verificação de temperatura, demarcação de assentos e sanitização do espaço para a plateia estimada em 650 pessoas, de acordo com a organização.
O público aprovou o formato mais zeloso com cuidados sanitários.
— Achei bem bom, me senti segura. O distanciamento entre as poltronas funcionou — disse a publicitária Roberta Mendes, 32 anos.
A questão das cadeiras intercaladas, algumas em uso e outras não, também chamou a atenção do músico Tiago Flores, 60 anos.
— Foi tudo 10, sem nenhum problema. A posição das poltronas era interessante, bem como a ventilação — avaliou.
— Bastante álcool gel espalhado e pessoal (equipe) bem organizado — complementou a médica Marianna Costa, 33.
A advogada Fernanda Tavares também ressaltou a questão do espaçamento entre os assentos.
— Bem organizado, lugares bem demarcados. Se for assim, acho que podem ter mais eventos — analisou
O Araújo Vianna tem programação para dezembro com apresentações de artistas como Vera Loca e Armandinho, entre outros.