Quando a covid-19 foi classificada como pandemia, em março de 2020, shows internacionais que seriam realizados em Porto Alegre passaram a ser remarcados — enquanto alguns foram cancelados de vez, como o do cantor americano Sammy Hagar. Algumas atrações tiveram de reagendar a data até mais de uma vez, deixando suas apresentações suspensas até que a situação melhorasse.
Com o avanço da vacinação e a ligeira redução no número de casos, o governo do Estado estuda a liberação de eventos, shows e público em estádios. Havia expectativa de que isso ocorresse já nesta semana. No entanto, na segunda-feira (2), o governador Eduardo Leite descartou essa possibilidade e destacou que as discussões para a retomada devem seguir ao longo do mês de agosto.
As atrações internacionais, portanto, devem demorar para voltar a desembarcar em Porto Alegre. Nomes como Bonnie Tyler e The Wailers devem ficar para 2022. O mesmo pode acontecer com o Metallica.
A seguir, confira a situação de alguns shows internacionais previstos para Porto Alegre. Vale ressaltar que as atrações estão sujeitas a novos adiamentos, dependendo dos protocolos de liberação e do controle da pandemia.
Metallica
A banda Metallica faria show em Porto Alegre no dia 21 de abril de 2020, na Arena do Grêmio, mas a apresentação foi transferida para o estacionamento da Fiergs, no dia 14 de dezembro. Em novembro do ano passado, a apresentação foi postergada novamente "por precaução", mas sem estipular data.
A turnê sul-americana também passaria por Buenos Aires, Santiago, Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte. Questionada a respeito da nova data, a produtora Live Nation (responsável pela vinda do grupo) informou em nota que segue "trabalhando em novas datas e que assim que tivermos novidades iremos comunicar todos".
No site oficial do Metallica, a agenda da banda para 2021 conta com apresentações até o dia 19 dezembro nos Estados Unidos. É possível que a vinda do grupo fique também para o ano que vem, se não houver encaixe entre 14 novembro e 17 dezembro — espaço entre shows disponível conforme calendário do grupo.
Kiss
Prevista originalmente para 12 de maio de 2020, no Anfiteatro Arena do Grêmio, a apresentação do Kiss foi transferida inicialmente para 19 de novembro do ano passado e, depois, remarcada para 21 de outubro de 2021.
No início de agosto, porém, a banda anunciou uma nova data para o show: 26 de abril de 2022. De acordo com a Opus Entretenimento, o local que receberá o evento será confirmado em breve.
McFly
A banda britânica se apresentaria no Pepsi On Stage em 29 março de 2020, mas teve seu show remarcado para setembro. No entanto, a turnê Anthology voltou a ser suspensa no país. A produtora Tickets For Fun segue anunciando o show, mas sem perspectiva de data.
Michael Bublé
Originalmente, o show do cantor canadense estava marcado para 21 de outubro de 2020, mas foi transferido para 3 de novembro de 2021, na Arena do Grêmio. No dia 9 de agosto, contudo, a apresentação foi adiada novamente: ficará para 2022, em data ainda a ser definida.
Bonnie Tyler, Wailers e mais
Os shows internacionais da Opinião Produtora, previstos tanto para o Bar Opinião quanto para o Auditório Araújo Vianna, deverão ficar para 2022. Atrações como Wailers, Spy V. Spy, Bonnie Tyler, Thundercat e Chase Atlantic desembarcarão em Porto Alegre no ano que vem, com datas a serem confirmadas. Outros shows, como o de Jethro Tull, foram cancelados.
Quem tem data definida é a banda Sonata Arctica, que ficou para 5 de abril, no Opinião. Mais informações sobre as remarcações deverão ser divulgadas em breve.
A produtora já trabalha com atrações nacionais na volta da programação do Araújo Vianna, contando com nomes como Paulinho da Viola e Caetano Veloso, além do projeto Acústico Opinião, que será realizado no bar a partir do próximo final de semana.