Recanto do jazz em Porto Alegre, o Café Fon Fon está completando nove anos de existência neste mês de maio. Porém, mesmo com as portas fechadas desde 15 de março de 2020, o espaço segue acumulando despesas. Por isso, o casal Luizinho Santos e Bethy Krieger, que comanda o local, decidiu apostar em uma série de lives comemorativas para seguir com a manutenção do lugar e, também, para colaborar com músicos parceiros.
O Café Fon Fon, que fica no número 22 da Rua Vieira de Castro, no bairro Santana, desde a sua abertura, em 2012, foi palco de shows de jazz, blues e bossa nova, sempre com interpretações de grandes músicos locais e nacionais. Essa combinação logo conquistou o carinho dos clientes, os quais muitos se tornaram amigos dos donos.
— E muitos dos nossos amigos se tornaram clientes — faz questão de complementar Bethy.
Com as atividades suspensas há mais de 400 dias por conta da pandemia de covid-19, o Café Fon Fon não reabriu as suas portas para receber clientes neste período.
— Enquanto as pessoas não estiverem vacinadas, decidimos por não fomentar a possibilidade de contaminação de ninguém — explica a proprietária.
Assim, o casal vem apostando, desde o ano passado, em lives — foram mais de cem em 2020, realizadas diretamente da residência da dupla. Desde dezembro, no entanto, o Café Fon Fon voltou a ser palco de artistas, que se apresentam dentro de rígidos protocolos de segurança. Bethy reforça que existe distanciamento seguro entre os músicos e que o uso de máscara é requisito para todos os que não tocam instrumentos de sopro.
Agora, para os shows comemorativos, Bethy e Luizinho convidaram músicos parceiros do Café Fon Fon, que se apresentam diretamente do local — e receberão cachê para isso. Mesmo com o compromisso firmado, as apresentações virtuais serão abertas ao público, que será convidado a colaborar financeiramente, mas, se não puder, terá a oportunidade de ouvir boa música, reforça Bethy:
— Priorizamos a qualidade. Fazer por fazer não é a nossa praia. Por isso, vamos entregar bons shows, de cerca de uma hora, e as contribuições serão espontâneas.
A primeira apresentação virtual em comemoração aos nove anos da casa ocorreu no dia 4 e contou justamente com Luizinho e Bethy mostrando os seus talentos. A próxima live será comandada por Paulo Dorfman nesta terça-feira (11). No dia 18, é a vez de Arthur de Faria e Otávio Dutra. Em 25 de maio, o grupo de choro Segura Eles subirá ao palco do Café Fon Fon para o penúltimo show especial. O encerramento será com Demétrio Xavier acompanhado do Recital Cantos do Sul da Terra, em 1º de junho. O horário é sempre o mesmo: às 20h. As lives poderão ser conferidas pelo Facebook e pelo Instagram do Café Fon Fon. Nas redes sociais do espaço também estão disponíveis quais são as retribuições para quem colaborar financeiramente com o local.
Outras alternativas
Em busca de sobrevivência, os sócios do Café Fon Fon seguem buscando maneiras de pagar as contas. Uma das soluções encontradas por Bethy e Luizinho está na elogiada comida servida no local. Aos sábados, o casal prepara almoços que podem chegar aos clientes por meio do pegue e leve ou enviados por telentrega para a região central de Porto Alegre. O cardápio é disponibilizado sempre às terças-feiras nas redes sociais da casa.