O sambista Ubirany Félix Do Nascimento, do Fundo de Quintal, morreu nesta sexta-feira (11), aos 80 anos. De acordo com comunicado emitido pelo grupo, ele estava internado em um hospital do Rio de Janeiro por complicações decorrentes da covid-19.
Um dos fundadores do Fundo de Quintal, Ubirany ficou conhecido por introduzir o repique de mão no mundo do samba. Ao lado de Sereno e Bira Presidente, era um dos membros originais remanescentes do grupo, criado na década de 1970, e referência no estilo musical.
No ano passado, Ubirany fez seu último show com o Fundo de Quintal em Porto Alegre. A apresentação ocorreu no Auditório Araújo Vianna e empolgou o público com sucessos Lucidez e Vou Festejar.
Na ocasião, ele também concedeu entrevista a GZH e falou sobre os mais de 40 anos de estrada do grupo, que havia lançado um DVD para celebrar a carreira em 2018.
— Quando estamos no palco, e vamos fazer uma música do Fundo, do começo dos anos 80, logo que vem a introdução, o público sai cantando. Não é gostoso isso? — comentou.
Ele também refletiu sobre a influência do grupo para a nova geração de artistas do samba e do pagode:
— Os sambistas mais novos ajudaram a difundir nossa obra, é motivo de orgulho. Em todas as rodas de samba a que a gente vai, não só a trabalho, mas também para curtir, pelo menos metade do repertório é de nossas canções.
Segundo a assessoria do grupo, questões sobre velório e sepultamento do sambista serão divulgadas em breve. Veja o comunicado: