A banda System of A Down surpreendeu os fãs, nesta sexta-feira (6), ao divulgar duas novas canções em seu site oficial. As músicas rompem um hiato de 15 anos sem lançamento de inéditas.
Em publicação no Instagram, o grupo explicou que foi incentivado pelo conflito armado que ocorre entre Azerbeijão e Armênia, onde o baixista Shavo Odadjian nasceu. As músicas, chamadas Protect the Land e Genocidal Humanoidz, alertam para ataques à República de Nagorno-Karabakh.
Na postagem, os músicos contam que, ao longo do último mês, "civis jovens e velhos foram acordados dia e noite por visões assustadores e sons de ataques de foguetes, bombas caindo, mísseis, drones e ataques terroristas", sendo obrigados a transformar "abrigos temporários em santuários". "Nosso povo vive ali por milênios, e para a maioria das famílias ali, é a única casa que eles e seus antecessores jamais conheceram. Eles só querem viver em paz como têm feito há séculos", acrescentou o System of A Down.
A banda também fala de uma "necessidade imediata" de cidadãos globais de apelarem a seus respectivos governos para agir com urgência na região. "Mais importante e urgente ainda, nós humildemente imploramos que você doe, pequenas ou grandes quantias, para fornecer ajuda para necessidades e suprimentos básicos para aqueles afetados adversamente com esses crescentes relatos de crimes contra a humanidade", pede o grupo.