O Prêmio Jabuti revela nesta quinta-feira (26) seus vencedores. A cerimônia online será comandada pela jornalista Maju Coutinho a partir das 19 horas, com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube da Câmara Brasileira do Livro.
Serão anunciados os vencedores das 20 categorias e, ainda, o ganhador do Livro do Ano, no valor de R$ 100 mil. A personalidade literária deste ano é a poeta Adélia Prado, que será homenageada durante a premiação.
Esta é uma das edições mais plurais do Jabuti e muitos dos livros que chegaram à final refletem questões que mobilizam o debate hoje - seja nas categorias de ficção ou de não ficção. Há na lista, por exemplo, muitas obras que abordam a questão racial e a luta antirracista.
Na categoria romance, uma das mais tradicionais do Jabuti, concorrem Chico Buarque, Maria Valéria Rezende, Paulo Scott, Itamar Vieira Junior e Adriana Lisboa. Além de Scott, outros cinco gaúchos disputam o Jabuti: Veronica Stigger, na categoria conto; Luís Dill, melhor livro juvenil; Nikelen Witter, romance de entretenimento; Gustavo Cerbasi, economia criativa; e Neusa Teresinha Massoni, finalista ao lado de Alan Alves Brito na categoria de ciências.