Até esta sexta-feira (19), não era possível escutar o "desabafo" de Amigo Punk nas plataformas de streaming. Ao menos na versão original. Agora, o disco de estreia da Graforréia Xilarmônica, Coisa de Louco II, chega a serviços como Spotify e Deezer trazendo esse hino do rock gaúcho, além de outros clássicos da banda porto-alegrense.
Produzido por Carlos Eduardo Miranda, Coisa de Louco II completa 25 anos em 2020. Em seu primeiro trabalho de estúdio, a Graforréia tem como cartão de visita faixas irreverentes e que se tornariam seminais na bíblia do rock gaúcho – como Literatura Brasileira, Bagaceiro Chinelão, Você Foi Embora e Nunca Diga (que seria regravada pelo Pato Fu).
— É um resultado que transcende o que era mais previsível de rock gaúcho, mais rockabilly ou Beatles/Stones. Vai além disso. Tem muita influência do que a gente escutava desde a infância, música regional e brasileira. É um regionalismo de diferentes lugares, tem levadas de baião — explica Frank Jorge (baixo e vocal), que compõe a banda com Carlo Pianta (guitarra e vocal), Marcelo Birck (guitarra e vocal) e Alexandre Birck (bateria).
De acordo com Frank, é um disco que tem uma "cara da banda", com sua sonoridade específica.
— Tem coisas aos borbotões ali no disco para serem escutadas, digeridas e curtida — define o músico.
Lançado pelo selo Banguela Records, Coisa de Louco II fez a Graforréia viajar pelo Brasil e ganhar uma projeção para além do Mampituba. Para Frank, o disco pode ser visto como um grito de liberdade:
— Não tem fórmulas nele. Cada canção é de um jeito. Era como a gente fazia e faz a arte, de maneira libertária e usando todas as referências possíveis.
Amigo Punk
Registrada pela primeira vez na fita demo Com Amor, Muito Carinho (1988), Amigo Punk costuma ser um dos pontos altos dos shows da banda. Trazendo a sonoridade regionalista gaúcha ao rock, além de misturar o universo gaudério ao bairro Bom Fim na letra, a faixa se tornou um clássico em rodas de violão pelo Estado.
Em entrevista a GaúchaZH, concedida em março, Frank relatou que se sentiu "desafiado a fazer algo gauchesco, mas misturando toda essa variedade de riquezas musicais". Veja no vídeo abaixo: