A live dos cantores Gilberto Gil e Iza foi realizada neste sábado (20), na intenção de arrecadar doações para combater a fome. Eles performaram juntos da casa do Gilberto, cantando sucesso como Se eu Quiser Falar com Deus, Esotérico e Esperando na Janela.
A transmissão, contudo, não tratou apenas de música. Após cantar Upa Neguinho, de Elis Regina, Gilberto comentou o fato da letra ter a ver com "a grande luta que os nossos descentes de africanos têm tido ao longo dessa trajetória toda aqui no Brasil. Durante e depois da escravidão".
— Eu acho que nunca vi tantas pessoas falando sobre isso, se movimentando sobre. É óbvio que é sempre válido dizer que a gente ainda tem muito o que construir, que essa discussão é muito necessária. Que a gente não pode fazer com que isso seja só uma hashtag, que seja só um quadrado preto, que isso realmente se estenda às nossas ações e às nossas vidas — afirmou Iza.
Os artistas também falaram sobre a questão da fome em meio à pandemia de coronavírus. E, para isso, trouxeram a nutricionista e apresentadora Bela Gil para explicar a importância das doações neste momento de pandemia.
— A gente sabe que além do isolamento social, a ferramenta que a gente tem para combater o coronavírus é a nossa imunidade e a boa alimentação fortalece a imunidade. Mas não adianta só ter esse conhecimento, a gente precisa ter essa oportunidade — disse.
— Colocar na prática esses conhecimentos e buscar no conjunto da vida as oportunidades para que esse tipo de atitude possa ser sustentável — acrescentou Gilberto.
— O que a gente pode fazer hoje para isso ser sustentável é doar, fazer com que a comida chegue na mesa das pessoas. A ONU estima que, após a pandemia, 883 milhões de pessoas na América Latina vão estar abaixo da linha de pobreza. Isso faz com que a fome se torne um marco dessa pandemia para milhões de pessoas. Então para que isso não aconteça o que a gente pode fazer para ajudar, para isso não acontecer, é doar — explicou Bela Gil.
Além disso, a live gerou grande repercussão nas redes sociais. Internautas exaltaram e criaram memes sobre a apresentação. A maior parte das piadas vinha da hashtag da live — #GileIza —, uma vez que várias pessoas afirmaram terem lido errado, criando variações engraçadas do nome.