O violão que Kurt Cobain usou durante a gravação do famoso álbum ao vivo do Nirvana, MTV Unplugged in New York, será leiloado nos dias 19 e 20 de junho em Los Angeles com um preço inicial estimado em US$ 1 milhão.
O violão semiacústico é um modelo raro, o D-18E, fabricado pelo luthier americano Martin, que fez apenas 302 cópias - esta de Cobain em 1959. O instrumento cumpria as regras do programa Unplugged, que recomendava que os artistas convidados usassem apenas instrumentos acústicos ou semiacústicos.
Além do violão, serão vendidos o case decorado por Cobain, bilhetes de retirada de bagagem, um adesivo da Alaska Airlines, um pacote de cordas semiutilizado, três palhetas e um saquinho onde o músico guardava drogas.
O show Unplugged, gravado em Nova York em 18 de novembro de 1993, ocorreu no auge do Nirvana, a banda de rock mais emblemática dos anos 1990, principal expoente do movimento grunge. Cinco meses depois, no dia 5 de abril de 1994, Kurt Cobain cometeu suicídio em sua casa em Seattle, deixando a Filha Frances Bean, proprietária do violão até o momento.