Desde a última sexta-feira (20), o tenor Giovanni Marquezelli anima os vizinhos, no centro de Flores da Cunha, com apresentações diárias na sacada do seu apartamento, na Rua Garibaldi. Inspirado em vídeos que rodaram o mundo, mostrando cantorias nas varandas de cidades italianas em quarentena, ele decidiu fazer o mesmo. Os shows se iniciam sempre às 20h30min.
— Começou por acaso. Logo depois que as pessoas foram para as janelas aplaudir os profissionais da saúde, na sexta, uma vizinha me viu na sacada e pediu que eu cantasse uma música. O pessoal filmou, o vídeo viralizou nas redes e muita gente pediu que eu continuasse, cantando todas as noites — relata o tenor, paulista de Analândia e morador da Serra desde 2004.
Nos dois primeiros dias, o registro dos shows na sacada ficou por conta dos vizinhos. Agora, com a repercussão, o próprio tenor compartilha as apresentação em lives em seu perfil no Facebook. O show do último domingo (22), quando cantou a Ave Maria de Gounod, já alcançou mais de 10 mil visualizações e centenas de compartilhamentos.
O repertório é variado. Em quatro noites, Marquezelli já cantou Brindise e La Donna è Mobile, das óperas La Traviata e Rigoletto, de Giuseppe Verdi, e também Fratelli D’Italia, hino do país europeu. Para os próximos dias, o tenor pretende incluir Con Te Partiró, sucesso de Andrea Bocelli.
— O legal é que uns 10 minutos antes da apresentação, eu vejo os vizinhos indo para as janelas, acendendo as luzes para assistir. Como músico, sinto uma responsabilidade em levar alegria neste momento difícil, na medida do possível — justifica.