Engana-se quem pensa que a banda Rosa Neon nasceu ontem, apesar de ainda nem ter celebrado o seu primeiro ano de vida - o aniversário será comemorado em novembro. O grupo mineiro, que se apresenta pela primeira vez em Porto Alegre no sábado (19), no Agulha, e também na segunda-feira (21), no Teatro Unisinos, em São Leopoldo, deve seu sucesso à soma das trajetórias de seus quatro integrantes, todos da cena musical de Minas Gerais.
— É reflexo de um trabalho bem feito e de uma qualidade artística, do acaso e da ressonância disso nas pessoas — afirma Luiz Gabriel Lopes, conhecido por sua atuação à frente do Graveola.
O encontro do músico com Mariana Cavanellas (Lamparina e a Primavera), Marina Sena (A Outra Banda da Lua) e Marcelo Tofani, os outros integrantes do Rosinha - apelido carinhoso do Rosa Neon -, ocorreu em julho do ano passado, em um festival em Milho Verde. Após o show na cidade do interior de Minas, os quatro se reuniram para cantar e curtir um banho de cachoeira. Ali mesmo compuseram Estrela do Mar, que está no primeiro disco da banda, lançado em setembro, e não se desgrudaram mais.
Formaram um coletivo multimídia e soltaram oitos clipes, de novembro a junho deste ano, um por mês, além do vídeo de Cê Não Tem Dó De Mim, com o álbum, formado por 10 canções com uma pegada pop que mistura a MPB clássica com música eletrônica.
— A construção dessa dimensão visual foi um processo independente inspirado no Xeque Mate, de Anitta — explica Luiz Gabriel, referindo-se ao projeto da funkeira, que, de setembro a dezembro de 2017, também apostou em um clipe novo todo mês.
Entre as músicas do disco, chama atenção Vai Devagar, parceria com o rapper Djonga, espécie de consultor do grupo.
— É um artista muito completo, visionário, com um leque de referências e potencialidades artísticas. Desfrutamos de sua interlocução crítica — elogia Luiz Gabriel.
Além do show da banda mineira, a noite de sábado no Agulha (19), parte do circuito Orelhas, contará com uma apresentação do cantor, compositor e produtor Madblush e de uma performance da artista visual Julha Franz, com sua persona drag Chameleon.
ROSA NEON
Agulha (Rua Conselheiro Camargo, 300)
Sábado (19/10), às 21h
Classificação: 16 anos
Ingressos: de R$ 40 a R$ 60 pelo site bit.ly/rosinhanoagulha ou no local