O público fiel acostumado a frequentar mensalmente os shows do projeto Unimúsica ganhou um presente neste julho, com uma dobradinha de espetáculos inéditos que levará 33 artistas, no total, ao palco do Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110).
Os ingressos para ambos podem ser retirados mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível por bilhete. Com o tema Cidade Presente – A Cidade que se Vê, a Cidade que se Escuta, o Unimúsica 2019 homenageia Porto Alegre e os 85 anos da UFRGS.
Nesta quinta (4), o concerto Por Entre os Sons será dedicado à música instrumental popular de Porto Alegre, com direção e curadoria do saxofonista e flautista Pedrinho Figueiredo e do pianista Ras Vicente. Além deles, tocarão juntos virtuoses como Renato Borghetti (gaita-ponto), Pedro Tagliani (guitarra e violão), Jorginho do Trompete, Frank Solari (guitarra), Júlio Rizzo (trombone), Giovanni Berti (percussão), Paulo Dorfman (piano) e Michel Dorfman (piano).
Um dia depois, na sexta (5), será a vez da música de concerto feita na Capital. Com direção e curadoria das pianistas Ana Fridman e Catarina Domenici, Notas para Porto Alegre: Sons, Memória e Resistência reunirá – além delas – nomes de destaque como Cristina Capparelli (piano), Cintia de los Santos (voz), Daniel Wolff (violão), Leonardo Winter (flauta), Thiago Colombo (violão) e James Correa (eletrônicos e violão).
Um dos motivos para a proximidade dos dois concertos é a oportunidade de aproveitar a presença de um segundo piano no palco. Mas não apenas isso, como observa a coordenadora do Unimúsica, Lígia Petrucci:
– Há também uma conotação simbólica que a contiguidade das datas ajuda a revelar: a casualidade de estarem as duas categorias lado a lado na programação nos permitirá perceber as permeabilidades e intersecções que existem entre essas músicas, ou seja, o quão próximas elas realmente podem ser.
A lista de músicos que participarão do show de amanhã mostra uma diversidade de estilos, do jazz à música regionalista. Pedrinho Figueiredo explica:
– Além do convite a nomes de épocas e estilos diferentes, interpretaremos algumas composições de artistas que também impregnaram a cidade com seus sons. Cheiro de Vida, Manfredo Fest, Luiz Carlos Borges, Daniel Sá e Guinha Ramires são alguns desses nomes que não estarão no palco mas que terão suas músicas executadas. Foi uma forma de ampliar a representação de estilos e reverenciar talentosos compositores.
A apresentação contará com tributos a dois músicos que marcaram a cena instrumental da Capital: Geraldo Flach e Ricardo Baumgarten, mortos em 2011 e 2018, respectivamente.
– A ideia de homenagear esses dois músicos talentosos nasce da falta que eles fazem. Ambos compositores, gregários, que gostavam de estar com os amigos, instrumentistas de alto nível técnico e que assumiram a música instrumental como forma de expressão – diz Pedrinho.
Visibilidade para as compositoras
Também o concerto de sexta terá como marca a pluralidade. Será uma noite para constatar que a música de concerto não é uma unidade estanque, mas envolve o uso da tecnologia e a improvisação, e está em contato com outros estilos, como o jazz.
– Queremos ilustrar um pouco da memória da música de Porto Alegre, como o projeto Ópera na UFRGS e o Festival de Violão – afirma Catarina Domenici. – A professora Dirce Knijnik vai tocar piano no concerto e será homenageada, assim como o professor Fernando Lewis de Mattos, que faleceu no ano passado. Também queremos ressaltar a importância do Instituto de Artes como grande canteiro para a música, não apenas de concerto. Pessoas que praticam diversos tipos de músicas já passaram por lá.
O programa terá obras de nomes do repertório erudito (Purcell, Scarlatti, Milhaud) e compositores do passado e do presente de Porto Alegre (Bruno Kiefer, Fernando Mattos, Daniel Wolff, Thiago Colombo, James Correa). Um dos destaques será uma atenção ao trabalho de compositoras como Chiquinha Gonzaga, Esther Scliar, as irmãs Nadia e Lili Boulanger, Alda Oliveira e Ilse Weber.
– Elas precisam ganhar visibilidade. Tem pesquisas e mais pesquisas que comprovam a baixíssima representatividade das compositoras em programas de música de concerto – diz Catarina. – Teremos a estreia de uma obra da Ana (Fridman), que trabalha nesse território entre a música de concerto e a popular. O público vai se surpreender com a diversidade da música de concerto e o quão aberta ela é.
Unimúsica 2019
NESTA QUINTA-FEIRA (4)
Por Entre os Sons
Direção e curadoria: Pedrinho Figueiredo e Ras Vicente
NESTA SEXTA-FEIRA (5)
Notas para Porto Alegre: Sons, Memória e Resistência
Direção e curadoria: Ana Fridman e Catarina Domenici
Ambos os concertos serão às 20h no Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110), em Porto Alegre. Os ingressos serão distribuídos das 9h às 18h no Centro Cultural da UFRGS (Rua Engenheiro Luiz Englert, 333, no Campus Centro). Poderão ser retirados até dois por pessoa, mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível por ingresso.