O Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi escolhido para acolher a cerimônia de adeus a João Gilberto, um dos nomes mais importantes da música brasileira, morto neste sábado (6), aos 88 anos. O velório começou por volta das 9h desta segunda-feira (8) e seguirá até as 14h. O enterro está marcado para as 16h, no cemitério Parque da Colina, em Niterói.
As primeiras horas do velório foram dedicadas somente a familiares e amigos do músico, que viveu recluso nos últimos anos e enfrentava complicações de saúde. Segundo informações do jornal O Globo, uma das primeiras pessoas a comparecer ao Theatro Municipal foi a atriz Glória Pires. Viúva do cantor, a moçambicana Maria do Céu Harris chegou logo em seguida. Às 10h, o teatro foi aberto ao público para que os fãs também possam participar da despedida.
Filha de João Gilberto com a cantora Miúcha, morta em 2018, a também cantora Bebel estava em turnê nos Estados Unidos quando recebeu a notícia da morte do pai. Ela desembarcou no Rio de Janeiro no domingo (7), pouco depois do meio-dia. Chorando, disse à imprensa que não estava em condições de se pronunciar.
Bebel fez um texto emocionante no Instagram, em que agradeceu João Gilberto pelos ensinamentos. "Obrigada por me ensinar a prestar atenção em todas as harmonias e melodias, por amar cada momento da vida como se não houvesse amanhã, por sempre me fazer mudar todas as passagens, ou partidas", escreveu.
Já João Marcelo, o primogênito do artista, não estará presente, pois está nos Estados Unidos renovando o visto e não pode deixar o país, segundo informou seu advogado, Gustavo Miranda. Ele fez uma postagem no Facebook anunciando a morte do pai, no sábado.
"Meu pai morreu. Sua luta foi nobre, ele tentou manter sua dignidade ao perder sua soberania", escreveu Marcelo, agradecendo ainda o apoio da família e de Maria do Céu, namorada do músico nos últimos anos. João Gilberto também era pai de Luísa, filha dele com a ex-mulher Cláudia Faissol.