Morreu neste sábado (6) o músico João Gilberto, um dos ícones da bossa nova. Aos 88 anos, ele deixa três filhos. A causa da morte não foi revelada.
Nascido em 1931, na Bahia, o cantor lançou seu primeiro disco em 1959, o aclamado "Chega de Saudade". Responsável, ao lado de outros nomes da música brasileira, por popularizar a bossa nova no país e fora dele, João Gilberto deixou um legado aos seus fãs e admiradores.
Após a notícia da morte, artistas se manifestaram e realizaram homenagens ao cantor. "Se foi João Gilberto o maior gênio da música brasileira. Influência definitiva no meu canto. Fará muita falta mas seu legado é importantíssimo para o Brasil e para o mundo", postou a cantora Gal Costa.
A cantora Maria Rita, escreveu: "Apesar de não ter contato pessoal, minha admiração, respeito e carinho por João Gilberto são inabaláveis a partir do momento em que entendo a grandeza e a importância dele pra música nacional e mundial. Não tem como não me sentir entristecida com a notícia. Descanse em luz".
"Minha saudade é saudade de você", escreveu em forma de homenagem o músico João Donato.
O cantor Ed Motta destacou a grandeza do legado de João Gilberto: "Um capítulo seminal da arte desse planeta descansa hoje. Que artista imenso, descanse em paz mestre supremo".
O autor Walcyr Carrasco postou: "Quem nos deixou hoje foi João Gilberto, aos 88 anos. Um dos pais da Bossa Nova e um dos músicos mais importantes e influentes do Brasil. Descanse em paz! Meus sentimentos aos familiares e amigos".