O cantor Roger Daltrey e o guitarrista Pete Townshend, do The Who, anunciaram que farão uma turnê neste ano acompanhados de uma orquestra e que vão lançar um álbum de inéditas -o primeiro do grupo em 13 anos. A turnê se chamará Moving On! (seguindo em frente, em inglês).
Segundo Daltrey e Townshend, únicos integrantes vivos da formação original do The Who, eles vão se apresentar nos Estados Unidos e no Canadá, em maio, acompanhados de uma orquestra. Em julho, o espetáculo será apresentado em Londres, no estádio de Wembley.
— Somos homens velhos agora... não podemos ir lá e fingir que vai ser o mesmo de como estávamos 40, 50 anos atrás — afirmou Daltrey em entrevista à agência Reuters.
Segundo ele, "adicionar a orquestra pode elevar a música a um lugar onde ela parece meio adulta", o que não significa que os shows serão menos intensos; "tocaremos a todo vapor como costumamos fazer."
Conhecido por clássicos do rock, como My Generation e Won't Get Fooled Again, o grupo The Who foi criado em Londres, na década de 1960, e vendeu mais de 100 milhões de cópias de seus discos em todo o mundo.
Além de Daltrey e Townshend, a banda trazia Keith Moon (1946-1978) - um dos mais celebrados e influentes bateristas da história do rock-- e o baixista John Entwistle (1944-2002).
Principal compositor da banda, o guitarrista Townshend disse se sentir grato por ainda fazer shows.
— Roger e eu temos muita sorte de estar vivos e razoavelmente saudáveis. Temos sorte de ainda podermos tocar a música com a qual crescemos.
Segundo os músicos, o The Who ainda planeja lançar um novo álbum, o primeiro de inéditas desde Endless Wire, de 2006.
Daltrey afirmou ainda que Moving On! não foi planejada como uma turnê de despedida, mas admitiu que a aposentadoria pode estar próxima:
— Uma delas vai ser (uma turnê de despedida), podemos não chegar ao fim desta; em toda vez que você sobe ao palco, há uma possibilidade de fim de jogo na nossa idade.