Peter Halsten Thorkelson, conhecido apenas como Peter Tork, morreu nesta quinta-feira (21), em Connecticut, nos Estados Unidos. Baixista e cantor dos Monkees, grupo norte-americano que rivalizou com os Beatles nos anos 1960, ele tinha 77 anos. De acordo com seu site oficial, a causa da morte foi um câncer raro das glândulas salivares.
Tork nasceu na capital dos Estados Unidos, Washington D.C., em 13 de fevereiro de 1942, durante a II Guerra Mundial. Em 1965, aos 23 anos, ele se uniu a Mike Nesmith, Micky Dolenz e Davy Jones no seriado da rede de televisão americana NBC The Monkees, sucesso entre 1966 e 1968.
O show seguia as desventuras de uma banda de rock inspirada nos Beatles. Reverberando o sucesso do quarteto de Liverpool, eles também se tornaram uma febre, chegando a vender mais de 65 milhões de cópias dos seus mais de 10 álbuns. A série ganhou o Emmy de melhor comédia na televisão em 1967.
Veja a nota oficial da família de Tork:
"Estamos todos tristes ao anunciar que Peter Thorkelson — amigo, pai, marido, avô, filósofo, bobo, palhaço — morreu nesta manhã na casa de sua família em Connecticut. Peter sucumbiu após 10 anos de luta contra um carcenoma cístico adinóide, um câncer raro das glândulas salivares. A energia de Peter, sua inteligência, bobice e curiosidade eram traços que por décadas trouxeram risadas e alegria para milhões, incluindo aqueles próximos a ele. Estes traços também o equiparam para que ele enfrentasse bem o câncer, uma condição que ele enfrentou com inabalável humor e coragem.
Ainda estamos anestesiados e temos muito o que processar, mas também estamos apreciando todas as contribuições de Peter. Estamos gratos por ter uma rede de apoio tão grande graças à energia e dedicação dos fãs de Peter, por todo o globo. Nós queremos que estes fãs saibam com absoluta certeza que seu espírito e boa vontade deram a Peter força e energia (e, claro, bom humor).
Com isso, nós pedimos tempo e espaço para que nossa família possa viver o luto com privacidade."