Com a participação da cantora Fafá de Belém, o Concerto Comunitário Zaffari antecipou os festejos de Natal em Porto Alegre na noite deste sábado (22). Ao longo de cerca de duas horas, o evento reuniu grande público no Parque Moinhos de Vento, o Parcão. Uma queima de fogos encerrou o espetáculo.
Fafá interpretou músicas do livro-CD Cantos de Leontina das Dores, que reúne composições de Luiz Coronel e parceiros, além de temas natalinos como Bate o Sino. Com regência do maestro Evandro Matté, o concerto foi executado pela Orquestra Unisinos Anchieta.
— É sempre uma alegria estar aqui. Estar em Porto Alegre sempre é Natal — mencionou a cantora paraense ao subir ao palco.
Com entrada gratuita, o espetáculo começou com clásicos de Mozart e Tchaikovsky. A noite também contou com as participações do Ballet Vera Bublitz, do Canoas Coletivo de Dança e dos corais Allegro, Adufrgs e Unisinos, além das solistas Gabrielle Fleck e Raquel Fortes.
Diversas famílias marcaram presença no público, que lotou o espaço destinado ao evento. O casal formado por Pablo Schuh, 34 anos, e Joice Schmatz, 37, levou as filhas Maya, sete, e Nicole, três, para acompanhar o espetáculo.
— Viemos para ver o concerto e aproveitar o ambiente natalino — afirmou Joice.
A aposentada Neli Fagundes, 81 anos, foi sozinha até o Parcão. Ao chegar com antecedência, conseguiu garantir uma cadeira próxima ao palco.
— Gosto bastante do evento. Não é a primeira vez que venho. Parece que a cada ano tem mais gente. Aproveito do começo ao fim — disse a aposentada.
No meio da multidão, os irmãos Nelson Bassotti, 58 anos, e Sérgio, 55, improvisaram uma espécie de ceia de Natal antecipada. Sobre uma pequena mesa, espalharam taças de espumantes e frutas como ameixas, figos e uvas. Entre uma e outra canção, comiam e bebiam ao lado de Mansueto Dal Castel, 63 anos, chamado por eles de “primo-irmão”.
— Sempre que viemos, trazemos nossa mesinha (risos) — contou Nelson.
A Opus Promoções, que participou da organização do concerto, estima que cerca de 30 mil pessoas circularam no Parcão devido ao espetáculo.
O casal formado por Claudia Labanet, 54 anos, e Gilmar Moreira, 59, assistiu ao concerto pela primeira vez.
— Gostamos da Fafá de Belém. Vamos passar o feriado em Porto Alegre e aproveitar o que a cidade tem a oferecer — pontuou Gilmar.