Bebeto Alves não é exatamente o que se convencionou chamar de cantor romântico, mas o músico deixou o amor permear suas canções desde o início da carreira. Depois de mais de duas dezenas de discos lançados, o compositor natural de Uruguaiana resolveu sublinhar o caráter apaixonado de suas letras e melodias na coletânea O Homem Invisível, que será lançada nesta quarta-feira, às 21h, no Sgt. Peppers (Rua Quintino Bocaiúva, 256 - Porto Alegre/RS) – os ingressos custam R$ 30.
– Tenho uma trajetória muito longa, são quase 30 discos, entre álbuns de estúdio, ao vivo e participações em coletivos. Muitas das minhas músicas de amor passaram batidas pelo público ao longo dos anos, pois geralmente não são o foco dos discos. Mas são substanciais no meu trabalho. Quis dar o protagonismo a elas em O Homem Invisível – conta Bebeto.
Para escolher as faixas da compilação, o cantor repassou toda a sua obra, pinçando composições que tratam de relações amorosas, mas que também formam uma narrativa ouvidas na sequência escolhida. São 15 canções, que cobrem um arco de 28 anos de carreira – a mais antiga é Beirute, do álbum Pegadas (1986); e as mais recentes, Até Onde o Coração Mandar e Meia Verdade, de Milonga Orientao (2014).
– O disco abre com a faixa-título, que fala de um homem que se satisfaz em ser algo em torno da mulher que ama. Ao final, tem Em Obras, que fala do coração de um homem como se fosse uma construção fechada para reforma, tirando o entulho da alma – explica Bebeto.
O lançamento desta quarta contará não apenas com um show do músico, mas com dois espetáculos diferentes. No primeiro, Bebeto executará sozinho 10 faixas de O Homem Invisível, acompanhado apenas por um violão de nylon. Depois, o cantor volta ao palco com a banda Blackbagual, com Marcelo Corsetti (guitarra), Rodrigo Rheinheimer (baixo) e Luke Faro (bateria). Nessa segunda parte da noite, o repertório tem como base o disco Canção Contaminada, lançado em julho.
– Há anos não faço um show de voz e violão. Está sendo um desafio. Vou manter o violão de nylon em todas as músicas, adaptando inclusive baladas que foram criadas para tocar com cordas de aço. Já o show com a Blackbagual terá mais peso – prevê Bebeto.