O barítono Plácido Domingo, 77 anos, emocionou-se com a homenagem recebida na sexta-feira (23) no palco da Metropolitan Opera, em Nova York, marcando os 50 anos de sua estreia na prestigiada casa de espetáculos.
A cerimônia ocorreu no intervalo entre a primeira e segunda obra de Il Trittico, um tríptico de óperas de Puccinicom um ato cada. Naquela noite, Domingo interpretaria o papel título da terceira, Gianni Schicchi.
Depois da exibição de um vídeo com trechos de seus grandes papéis, o cantor espanhol foi aplaudido de forma emocionada pelo público e recebeu dois presentes de Peter Gelb, o diretor-geral do Met: uma lâmina com um pedaço do palco da casa e a jaqueta de couro que vestiu em Otello, de Verdi, em 1993 – só que banhada em ouro.
– Alguns de vocês estavam na minha estreia – disse Domingo, dirigindo-se ao público. – Vocês são os juízes. São vocês que fazem um artista. Então, graças a vocês tenho vindo há meio século.
Antes de se tornar barítono, há cerca de 10 anos, Domingo fez trajetória como tenor e integrou os Três Tenores ao lado de Luciano Pavarotti e José Carreras.