Com uma formação renovada, uma das bandas mais aclamadas do reggae volta a Porto Alegre. O Groundation se apresenta na noite desta quinta-feira (22) no Opinião. A abertura ficará por conta da cantora regueira Dezarie, nascida nas Ilhas Virgens.
Formado em 1998, no Condado de Sonoma, na Califórnia, o Groundation se caracterizou por acrescentar a sua sonoridade elementos do jazz, R&B e blues.
Ao longo de sua trajetória, em mais de 10 discos, a banda obteve reconhecimento com faixas como Freedom Taking Over, Picture on the Wall, Groundation Chant - que costumam aparecer no repertório de suas apresentações. Em 2015, o grupo interrompeu as atividades.
— A pausa foi planejada, pois nosso baterista Te Kanawa precisava parar, sair em turnê e voltar a dedicar seu tempo a sua família. Durante essa pausa, avaliamos onde nós estávamos, e percebi que o único caminho possível para o Groundation era um novo começo com novos integrantes.
— A banda nunca vai parar enquanto eu viver. Em particular, a sonoridade reggae-jazz fusion está no meu DNA, e isso significa seguir em frente, sem regredir - conta o vocalista e guitarrista Harrison Stafford, líder e único membro original do grupo.
O Groundation retomou as atividades em 2018 com novos membros: Will Blades (teclado), Isaiah Palmer (baixo), Jake Shandling (bateria), Roger Cox (saxofone), Craig Berletti (trompete), Daniel Wlodarczyk (trombone), Brady Shammar e Aleca Smith (backing vocals) e o guitarrista brasileiro Eduardo Gross.
— Eduardo tem sido um irmão, com todo seu foco e dedicação. Seu jeito de tocar guitarra adiciona tanto aos shows quanto a gravação. Amo a vibe dele! — afirma Harrison.
Com os novos membros, o Groundation lançou este ano o disco The Next Generation, que foi gravado com fitas analógicas. Entre os singles do disco estão One But Ten, Fossil Fuels e My Shield. Também no álbum há Hero, faixa que conta com a participação do grupo brasileiro Ponto de Equilíbrio.
— É um álbum para dar força e esperança para as gerações futuras, assim como alertá-los para o que vem por aí. Liricamente, é mais focado na mensagem que estamos passando para os nossos filhos, ao contrário de álbuns mais antigos, que tinham uma linguagem mais metafórica — explica o vocalista.
Para Harrison, o Groundation renasceu com os novos integrantes:
— Para fazer a música certa, você precisa estar conectado com um grupo que tenha uma energia positiva para levar sua mensagem e proporcionar ao público um lugar melhor espiritualmente. Com o frescor trazido pelos novos integrantes, vem a empolgação e o senso de unidade na banda.
GROUNDATION E DEZARIE
- Quinta-feira, a partir das 22h30min, no Opinião (Rua José do Patrocínio, 834)
- Abertura da casa: 21h
- Classificação: 16 anos
- Ingressos: R$ 80 (promocional, 3º lote) e R$ 150 (inteira, 3º lote). Ingressos promocionais mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.
- Ponto de venda sem taxa de conveniência: Multisom Bourbon Wallig
- Ponto c/ taxa: Lojas Multisom Porto Alegre (Shopping Praia de Belas, Iguatemi, Bourbon Ipiranga, Barra Shopping Sul, Shopping Total e Andradas 1.001) e Região Metropolitana (Bourbon São Leopoldo, Bourbon Novo Hamburgo, Park Shopping Canoas e Canoas Shopping), e pelo site blueticket.com.br.