Símbolo do tradicionalismo gaúcho, João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes morreu às 16h05 desta segunda-feira (27), aos 91 anos. Após saber da notícia, o governador do Estado, José Ivo Sartori, declarou luto oficial de três dias e confirmou o velório no Palácio Piratini. Durante a noite, foi definido o horário e local da cerimônia, que será no Salão Negrinho do Pastoreio, a partir das 10h desta terça-feira (28). O corpo deve ser velado até as 17h, quando ocorrerá o deslocamento até o cemitério São Miguel e Almas (Av. Prof. Oscar Pereira, 400). O enterro está marcado para as 18h.
— O tradicionalismo do Rio Grande do Sul perde seu maior representante. Mais do que um estudioso da cultura do nosso Estado, Paixão Côrtes era o símbolo do gaúcho e do gauchismo. Sua história se confunde com a cultura do Rio Grande, e seu legado já faz parte da vida de todos os gaúchos. Nossos sentimentos aos familiares — declarou Sartori logo depois de receber a notícia.
O governador também ofereceu à família as dependências oficiais como forma de demonstrar a importância do maior tradicionalista gaúcho e a admiração do povo gaúcho por ele.