Nesta sexta-feira, celebra-se o Dia Mundial do Rock no Brasil. Porém, o último ano acabou sendo o fim da linha para algumas bandas do gênero, sejam elas suaves, sejam pesadas. Há esperanças para grupos como O Rappa e NX Zero, que anunciaram "pausas por períodos indeterminados". Nunca se sabe.
A seguir, confira bandas que deram um "tempo" – para sempre ou não – de 2017 para cá.
Matanza
No dia 30 de maio, a banda carioca Matanza anunciou o encerramento de suas atividades após 22 anos de trajetória. De acordo com o comunicado divulgado na página do grupo no Facebok, os integrantes finalizaram os trabalhos para poder "ver e fazer as coisas de um jeito diferente".
"Existem questões pessoais que precisam ser atendidas, possibilidades profissionais que precisam ser contempladas e necessidades artísticas que nos levam a caminhos distintos", disse a nota.
Tihuana
Conhecida por sucessos como Pula! e Tropa de Elite, a banda anunciou o fim de suas atividades no dia 14 de julho de 2017.
"Amigos, o Tihuana encerra suas atividades oficialmente por tempo indeterminado. Muito obrigado aos nossos familiares, músicos, equipe, parceiros e um agradecimento mais que especial aos nossos fãs. Foram 20 anos intensos de muito rock e acima de tudo muita verdade. Que Deus abençoe a caminhada de todos. Rock sempre", disse o comunicado.
O Rappa
Em maio de 2017, O Rappa anunciou uma pausa por tempo indeterminado. A banda cumpriu agenda de shows até este ano, o que inclui apresentação no Planeta Atlântida, até encerrar de vez.
Nx Zero
Em junho de 2017, o NX Zero anunciou uma pausa na carreira, após 16 anos. A ideia dos integrantes é tirar um período sabático para se concentrar em projetos pessoais.
– Vou falar em nome da banda. O NX, agora em dezembro, vai cumprir todos os compromissos e, depois, vamos tirar um período sabático, por tempo indeterminado, para a gente se dedicar a outras coisas. Tudo numa boa. Vai ser saudável, para depois voltarmos renovados, com projeto de disco novo – comunicou o vocalista Di Ferrero em participação no programa Altas Horas, da Globo.
Slayer
A banda de trash metal americana Slayer anunciou em janeiro deste ano que vai deixar os palcos após 37 anos de história. O adeus virá somente após uma turnê para se despedir dos fãs.
"A era do Slayer, uma das melhores bandas de trash/metal/punk de todos os tempos, diz adeus", explicou o grupo no Facebook.
Rush
Em entrevista ao jornal canadense The Globe and Mail, o guitarrista Alex Lifeson anunciou o fim das atividades da banda Rush, que tinha mais de 40 anos.
– Já passaram mais de dois anos desde a nossa última turnê e não temos mais planos de gravar juntos. Basicamente, acabou. Depois de 41 anos sentimos que era o suficiente – afirmou.
Black Sabbath
No dia 4 de fevereiro de 2017, o Black Sabbath realizou seu último show em Birmingham, na Inglaterra, cidade natal da banda. Foi a apresentação final da turnê de despedida da banda. A última música que o grupo executou foi Paranoid: