A lista foi atualizada no dia 10 de julho de 2020.
Mais de três décadas após o lendário festival Live Aid, realizado em 1985, o dia Dia Mundial do Rock segue sendo comemorado em 13 de julho, para celebrar o evento que deixou de legado performances inesquecíveis de nomes como Queen, Black Sabbath, Paul McCartney, Elton John, Led Zeppelin, Eric Clapton,David Bowie e Mick Jagger, entre muitos outros.
Para relembrar alguns destes artistas e de outros que marcaram a história do rock'n'roll, GaúchaZH preparou uma lista com alguns filmes e documentários temáticos disponíveis em plataformas de streaming.
Confira a seleção completa:
Rocketman (2019)
Grandes clássicos como Your Song, Tiny Dancer e I'm Still Standing retornam aos holofotes na voz de Taron Egerton, que deu vida ao ídolo britânico Elton John em Rocketman, a cinebiografia para maiores de 18 anos que mostra a transformação do tímido menino Reginald Kenneth Dwight em um dos maiores astros do rock atrás de um piano. Um grande musical cheio de licenças poéticas e extravagâncias, o filme de Dexter Fletcher ainda explora a fundo a parceria longeva entre Elton e o letrista Bernie Taupin (Jamie Bell, de Billy Elliot) e seu romance problemático e tóxico com o produtor John Reid (Richard Madden).
Disponível no Telecine Play e para locação no YouTube.
Bohemian Rhapsody (2018)
Com uma bilheteria mundial de mais de 900 milhões de dólares, o sucesso do longa que narra a trajetória do líder do Queen é inegável. O filme volta às origens de Farrokh Bulsara, jovem da Tanzânia que passa a se chamar Freddie Mercury (Rami Malek) depois de ser descoberto pelo guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor, e conta sua trajetória até meados dos anos 1980.
Disponível no Telecine Play e para locação no YouTube.
Cazuza: O Tempo não Para (2004)
Cinebiografia dirigida por Sandra Werneck e Walter Carvalho, sobre o cantor Cazuza (1958-1990), interpretado por Daniel de Oliveira. É baseada no livro Cazuza, Só As Mães São Felizes, de Maria Lúcia da Silva Araújo, mais conhecida como Lucinha Araújo, a mãe do cantor. Na trama é possível acompanhar a trajetória do artista dos tempos à frente da banda Barão Vermelho até o sucesso da carreira solo e sua luta contra a aids.
Disponível no Amazon Prime Video.
Rita Lee: Ovelha Negra (2007)
Documentário de Roberto de Oliveira recorda o início da carreira de Rita Lee quando "o mundo estava muito animado". A produção mostra desde a infância, família e escola da artista, até o período nos Mutantes, o Tropicalismo e o Tutti Frutti. Tudo ao som dos maiores sucesso das carreira de Rita Lee, além de participações de Caetano Veloso e Tom Zé.
Disponível no Amazon Prime Video.
Nowhere Boy (2009)
Aaron Johnson vive John Lennon no registro da conturbada adolescência do futuro beatle. Foi um período que moldou a personalidade do garoto e se refletiu na sua criação artística. Lennon foi marcado sobretudo pela ausência do pai, a negligência da mãe, que morreu atropelada quando buscava se reaproximar do filho, e o afeto austero da tia que o criou (vivida por Kristin Scott Thomas). O enredo do filme dirigido por Sam Taylor-Wood segue Lennon até seus primeiros ensaios com Paul McCartney e George Harrison, seus futuros parceiros nos Beatles.
Disponível no Amazon Prime Video.
John e Yoko: Só o Céu como Testemunha (2018)
Imagine, álbum de John Lennon e Yoko Ono, lançado em 1971, inspira a produção realizada pela emissora britânica Channel 4. A proposta é fazer uma grande imersão nos bastidores do disco e da faixa de mesmo título que se tornou sucesso mundial. Neste filme, os fãs dos Beatles assistem a Lennon interagindo com George Harrison, Eric Clapton e o produtor Phil Spector durante as gravações. Na época, Lennon e sua família viviam em um casarão bucólico na Inglaterra, atmosfera que foi impressa no álbum. O longa aborda ainda os acontecimentos que levariam Lennon e Yoko a se mudar para Nova York, nos EUA. A direção é de Michael Epstein.
Disponível na Netflix.
Johnny & June (2005)
Filme de James Mangold. Com Joaquin Phoenix e Reese Whiterspoon. Cinebiografia do pioneiro do rock’n’roll e ícone do country Johnny Cash. A trama também destaca aquela que foi sua parceira artística e afetiva por 35 anos: June Carter, em papel que valeu a Reese Whiterspoon o Oscar de melhor atriz, em 2006.
Disponível no Telecine Play.
Keith Richards: Under the Influence (2015)
A produção narra a trajetória do icônico guitarrista dos Rolling Stones da infância à fama mundial. No filme, Richards – que na época promovia o lançamento do disco solo Crosseyed Heart – fala sobre as pessoas, os lugares e os sons que o influenciaram, como a música folk americana, o jazz, o blues, Johnny Cash e Muddy Waters. E ri da imagem que sustenta aos olhos de grande parte do público, envolvendo drogas e álcool, sem, no entanto, deixar de lado a postura rebelde. "Poucas pessoas querem tocar como Chuck Berry, porque é como enfrentar o diabo. Eu quero", diz Richards no filme. A direção é de Morgan Neville, vencedor do Oscar em 2014 por A um Passo do Estrelato.
Disponível na Netflix.
Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story (2019)
Documentário de Martin Scorsese que mistura fatos e ficção para retratar a lendária turnê Rolling Thunder Revue, que levou Dylan a dezenas de cidades americanas e canadenses em 1975. Acompanhado por uma turma eclética, que incluía Joan Baez, Joni Mitchell e Allen Ginsberg, entre outros, o cantor fez apresentações improvisadas em locais pequenos, apesar da grande fama que já tinha na época. O filme aproveita cerca de cem horas de filmagens realizadas em 1975, imagens do filme Renaldo e Clara, dirigido por Dylan em 1978, além de entrevistas.
Disponível na Netflix.
The Beach Boys: Uma História de Sucesso (2014)
Paul Dano e John Cusack alternam-se no papel de Brian Wilson, o brilhante e emocionalmente instável líder criativo dos Beach Boys, banda californiana de despontou no começo dos anos 1960 associada à onda da surf music. A trajetória de Wilson é contada em dois momentos no filme de Bill Pohlad: nos 1960, quando o visionário músico (Dano), impressionado com a sofisticação sonora alcançada pelos Beatles, comanda no estúdio a gravação do revolucionário álbum Pet Sounds (1966), e na década de 1980, quando Wilson (Cusack) arrastava-se em um permanente de estado de torpor manipulado e medicado por um guru picareta (Paul Giamatti). Leia mais sobre a cinebiografia aqui.
Disponível no Globoplay e para locação no YouTube e Net Now.
Jimi – Tudo a Meu Favor (2013)
Sem autorização da família de Jimi Hendrix, o longa de John Ridley não traz na trilha sonora os grande clássicos do guitarrista americano. Busca compensar o desfalque com a eficiente recriação da Swinging London, onde Hendrix, interpretado por André Benjamin, encontrou o ambiente para mostrar seu incendiário talento. A trilha destaca covers consagrados pelo guitarrista, como a explosiva versão de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, apresentada diante dos Beatles poucos dias depois do lançamento do histórico disco que completou 50 anos em 2017. Leia mais sobre a cinebiografia aqui.
Disponível para locação no YouTube.
The Runaways - Garotas do Rock (2010)
A diretora Floria Sigismondi conta a história do primeiro grupo de rock formado só por mulheres, no caso adolescentes americanas que decidiram fazer barulho em meados dos anos 1970 num cenário predominantemente masculino. A trama destaca o conflito entre as duas principais estrelas da formação: a problemática vocalista Cherie Currie (Dakota Fannig) e a determinada guitarrista Joan Jett (Kristen Stewart), que seguiria após o fim da banda uma exitosa carreira solo ainda hoje na ativa.
Disponível no Net Now.