Um festival já tradicional do Rio Grande do Sul amplia neste final de semana seu contato com Porto Alegre. Nascido na região rural de Sapiranga, o Morrostock promove há 11 anos um grande encontro de música pop, rock e psicodelia. E neste sábado (16) promove sua primeira edição Poaa – nome que homenageia a Capital e é sigla de “povo, amor e arte”, três valores que norteiam o festival.
O Morrostock já promoveu shows em Porto Alegre, geralmente no bar Opinião, mas é a primeira vez que ocupa o Pepsi On Stage, uma das maiores casas do Estado, com capacidade para mais de 5 mil pessoas. O espaço abre as portas às 16h, e terá como destaques sobre o palco Liniker e os Caramelows e Bloco da Laje. A banda BaianaSystem teve sua participação cancelada nesta sexta (15) devido a um abscesso na garganta do vocalista Russo Passapusso. Complementam a programação Alice Kranen, Bando Celta e Zahira Razi, A Flor e o Et, Kiai Grupo, Louis&Anas, Madame Bogardan, Paola Kirst, Quarto Sensorial, Supervão e Três Marias.
Para acomodar tantas atrações, foram montados dois palcos: o Pachamama, para as atrações maiores; e o Pacal, instalado no outro extremo do salão, com shows no início da tarde e nos intervalos do Pachamama.
– O Morrostock tem a ideia de aproximar o cenário gaúcho alternativo ao cenário nacional e latino-americano. O Bloco da Laje é um dos principais movimentos culturais da cidade. A Liniker e o BaianaSystem são grandes parceiros formados na cena independente nacional. Além disso, prezamos a diversidade e a representatividade na hora de escolher nossa programação – explica a organizadora Mari Martinez.
Além de shows, haverá uma feira de artigos medievais, o Festim Pagão e o Acampamento Urbano.
– O acampamento não terá grandes dimensões. Teremos cerca de 40 barracas. Mas a ideia é mostrar na cidade um pouco do que acontece no campo – explica Mari.
A iniciativa está sendo promovida pela união de quatro produtoras e por pequenos apoiadores:
– Queremos que a edição Poaa se repita todos os anos, demonstrando que há uma saída para as dificuldades que o setor cultural da cidade enfrenta. Estamos resistindo. Já tivemos financiamento público, mas temos atuado de maneira totalmente independente agora. O público é nosso grande patrocinador. O formato colaborativo ajuda para que o festival resista, pois são várias frentes atuando ao mesmo tempo.
Nos últimos dois anos, o Morrostock foi sediado no Balneário Ouro Verde, em Três Barras, distrito de Santa Maria. A festa voltará a este local de 30 de novembro a 2 de dezembro.
Veja a ordem dos shows:
Palco Pacal:
- 16h15min – Flor Et
- 17h – Madame Bogardan
- 17h45min – Louis&Anas
- 18h30min – Supervão
- 19h15min – Quarto Sensorial
- 20h – Kiai Grupo
- 20h30min – Paola Kirst
- 22h30min – Bando Celta e Zahira Razi Grupo
- 0h30min – Três Marias
- 2h15min – Bando Celta e Zahira Razi Grupo
Palco Pachamama:
- 21h – @Alice Kranen
- 21h30min – Bloco da Laje
- 22h30min – DJ Manoel Canepa
- 23h – Liniker e os Caramelows
-0h10min – DJ Grave & Groove
Morrostock Poaa
Neste sábado (16), a partir das 16h.
Pepsi On Stage (Severo Dullius, 1.995).
Ingressos: R$ 100 (promocional, com doação de um quilo de alimento não perecível na entrada) e R$ 180 (2º lote).
Pontos de venda sem cobrança de taxas: Loja Youcom do Bourbon Wallig (Av. Assis Brasil, 2.611) e Marquise 51 (Av. Cristóvão Colombo, 51).
Pontos de venda com cobrança de taxas: Multisom (Rua dos Andradas 1.001), lojas Youcom (Barra Shopping Sul, Bourbon Ipiranga, Shopping Iguatemi, Shopping Praia de Belas, Shopping Total, Canoas Shopping, Bourbon Novo Hamburgo e Bourbon São Leopoldo) e pelo site blueticket.com.br.