"Satisfeito em ser medíocre", "preguiçoso" e "sem esperança": assim John Lennon é descrito em um boletim escolar da Quarry Bank High School, de Liverpool. A escola estaria presente no nome da primeira banda do estudante, The Quarrymen, na qual ele tocaria com Paul McCartney e George Harrison e iniciaria a trajetória do The Beatles. A fotocópia desse boletim é um dos primeiros itens da história do quarteto britânico que podem ser observados na exposição Beatlemania Experience. De sábado (5) até o dia 12 de junho, a mostra tomará conta do Centro de Eventos do BarraShoppingSul.
Realizada pela produtora Let It Be, a exposição reúne a mais variada memorabilia sobre os Beatles, como réplicas de roupas e instrumentos, revistas, jornais, capas de discos de diferentes países, fotos obtidas em parceria com a Getty Images, filmes, playlists, vídeos, totens interativos, entre outros objetos. Contudo, a exposição se propõe a promover uma experiência de imersão por meio de cenários recriados para contar a história da banda – como o interior do submarino amarelo (referência ao filme de animação e à música Yellow Submarine), o Cavern Club e o caminhão no qual o Quarrymen se apresentou em cima da carroceria no dia que Paul e John se conheceram em 1957.
– Na Beatlemania Experience promovemos uma viagem no tempo, não é uma simples exposição de objetos. É muito mais que isso. O público viaja aos anos 1950, conhecendo a história dos Beatles em ordem cronológica e biográfica. Começamos desde o Quarrymen, onde John conheceu o Paul. É uma exposição bem rica, não só de memorabilia, mas para viver cada época da banda – ressalta Carlos "Branco" Gualberto, diretor artístico da mostra.
Cada uma das 10 alas principais da exposição é um cenário referente a uma fase marcante do quarteto, trazendo suas respectivas memorabilias e objetos interativos. Por exemplo, há uma ala que informa os 250 shows da banda pelo mundo, que traz também óculos de realidade virtual para o público se sentir na primeira fila da apresentação histórica realizada em 1965 no Shea Stadium, em Nova York. As cabines dos vagões de trem que a banda utilizava para ir de Liverpool a Londres foram recriadas, com painéis de LCD que exibem imagens do trajeto. A carreira solo de cada integrante também ganha atenção, com direito a uma réplica do piano branco em que John Lennon toca no vídeo de Imagine. E, é claro, há o bar que impulsionou a carreira dos Beatles.
– Há a oportunidade de ver o Cavern Club nas mesmas dimensões de Liverpool. As pessoas terão o gostinho de como é estar no local. A gente recriou o lugar da forma que tem que ser, com instrumentos posicionados, documentários e áudios – diz Branco.
O ingresso para a mostra completa custa R$ 50, porém, através da praça de alimentação do shopping, é possível acessar gratuitamente duas alas que trazem lojas e algumas memorabilias. Na área gratuita, haverá a apresentação de bandas covers de Beatles nos finais de semana e serão promovidas conversas com Lizzie Bravo – brasileira que fez backing vocal na faixa Across The Universe – e músicos como Evandro Mesquita, Frejat e George Israel, que falarão sobre a influência do quarteto de Liverpool em suas trajetórias.
Porto Alegre é a quarta capital brasileira a receber a Beatlemania Experience, que deverá seguir rodando o país até 2019 – quando, conforme conta Branco, passará a ser uma atração fixa em Orlando (EUA).
Beatlemania Experience
- De sábado (5 de maio) a 12 de junho, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul (Diário de Notícias, 300). A visitação será aberta de quinta a domingo, das 13h às 21h.
- Ingressos a RS 50. Grupos acima de três pessoas terão desconto de 50% na compra na compra de cada ingresso.
- Pontos de venda: pelo site www.eventim.com.br e na bilheteria do evento.
- Classificação etária: livre.