Não muita gente, mesmo entre os familiarizados com gêneros musicais pesados, está por dentro dos detalhes sobre a formação da banda Sons of Apollo. Tudo muda radicalmente se você citar os nomes do baterista Mike Portnoy, do baixista Billy Sheehan, do tecladista Derek Sherinian, do guitarrista Ron "Bumblefoot" Thal e do vocalista Jeff Scott Soto.
Os cinco artistas, reconhecidos internacionalmente por trabalhos no Dream Theater, Mr. Big, Guns N' Roses e Journey, reuniram-se no Sons of Apollo, formando o que pode se chamar de um supergrupo.
Somente a dobradinha em um palco entre Portnoy e Sheehan, dois dos maiores virtuoses em atividade nos seus instrumentos, já vale uma conferida no show que vai rolar nesta quinta-feira (12) em Porto Alegre, no Bar Opinião.
O Sons of Apollo foi criado por iniciativa de Portnoy e Sherinian, revivendo a experiência que tiveram de tocar juntos no Dream Theater nos anos 1990, quando gravaram discos como A Change of Seasons e Falling Into Infinity. Os outros três músicos foram agregados no decorrer de 2017. Em outubro do ano passado, já estava nas ruas e nas redes o registro de estúdio seminal do Sons of Apollo, batizado de Psychotic Symphony.
Atualmente, estão percorrendo o mundo em longa turnê que, agora, chega à América Latina, com datas em Monterrey e Cidade do México, no México; Santiago, no Chile; Buenos Aires, na Argentina; e Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte, no Brasil.
O estilo musical do Sons of Apollo pode ser comparado ao heavy metal progressivo do Dream Theater, embora mais direto e objetivo. A voz rasgada de Soto, que já tocou com Yngwie Malmsteen, é um ingrediente interessante, encaixa-se no ritmo e foge do que tradicionalmente se pode esperar de uma banda de músicos catedráticos.
Apresentações do quinteto disponíveis na internet indicam que o show, se mantido o padrão anterior, não deverá ter mais do que 90 minutos de duração. Além de músicas do registro inaugural, como as destacadas Lost in Oblivion e God of the Sun, devem ser executadas algumas performances solo dos instrumentistas. Covers também podem entrar no setlist. No show em Buenos Aires, terça-feira (10), tocaram The Prophet's Song e Save Me, do Queen, Just Let Me Breathe e Lines in the Sand, do Dream Theater, e And the Cradle Will Rock..., do Van Halen.
SONS OF APOLLO
Nesta quinta (12), às 22h30min – abertura da casa às 21h.
Opinião (Rua José do Patrocínio, 834), em Porto Alegre.
Ingressos a R$ 210 (3º lote) ou R$ 110 (3º lote promocional, com a doação de um quilo de alimento não perecível). Desconto de 50% para sócio do Clube do Assinante e um acompanhante. À venda na Youcom Bourbon Wallig (sem taxa, somente em dinheiro), lojas Youcom do Shopping Praia de Belas, Iguatemi, Bourbon Ipiranga, Barra Shopping Sul, Shopping Total, Bourbon São Leopoldo, Bourbon Novo Hamburgo, Park Shopping Canoas e Canoas Shopping, Multisom (Andradas, 1.001) e site blueticket.com.br.