O cantor canadense Shawn Mendes, premiado em quatro categorias, incluindo a de melhor artista, foi o grande vencedor da 24ª edição do MTV Europe Music Awards (EMA) no domingo à noite em Londres. O artista de 19 anos também foi o ganhador nas categorias melhor canção, por There's Nothing Holdin' Me Back, melhores fãs e melhor artista canadense.
A cantora Camila Cabello venceu como artista pop, e Eminem triunfou na categoria artista de hip hop. A cerimônia foi apresentada pela britânica Rita Ora e reservou um momento para o reconhecimento do grupo U2 como "ícone mundial". O Coldplay venceu pelo terceiro ano consecutivo na categoria artista de rock.
Outros vencedores da noite foram Zayn (melhor look), o rapper americano Kendrick Lamar (melhor clipe), Ed Sheeran (melhor show), o DJ David Guetta (música eletrônica) e Thirty Seconds To Mars (música alternativa).
A surpresa da noite foi a ausência de prêmios para a cantora americana Taylor Swift, que acaba de lançar o álbum Reputation e estava indicada em seis categorias.
Veja a lista de vencedores das principais categorias do EMA:
- Música do Ano: Shawn Mendes - There's Nothing Holdin' Me Back
- Melhor Artista: Shawn Mendes
- Revelação: Dua Lipa
- Pop: Camila Cabello
- Clipe do ano: Kendrick Lamar - HUMBLE.
- Melhor apresentação ao vivo: Ed Sheeran
- Artista de música eletrônica: David Guetta
- Grupo de rock: Coldplay
- Artista de Hip hop: Eminem
- Grupo alternativo: Thirty Seconds To Mars
- Maiores fãs: Shawn Mendes
- Melhor artista americano: Fifth Harmony
- Melhor artista canadense: Shawn Mendes
- Melhor artista brasileiro: Anitta