Entre as estrelas internacionais da música clássica, a pianista ucraniana Valentina Lisitsa, 43 anos, tem uma trajetória singular. Começou a divulgar seu trabalho em 2007 no YouTube, recurso na época pouco comum entre seus pares, o que resultou em uma base de fãs no mundo todo, muitos deles jovens com pouco contato com esse tipo de música. Hoje, seu canal tem quase 158 milhões de visualizações, um número significativo no universo erudito.
Seu vídeo mais popular é disparado o do terceiro movimento da Sonata ao Luar, de Beethoven, que estará presente na íntegra no recital que será apresentado nesta segunda-feira (27), às 20h, no Theatro São Pedro, marcando sua primeira passagem por Porto Alegre. Durante quase duas horas, com intervalo, a pianista executará também Gaspard de la Nuit, de Ravel e, depois do intervalo, Três Noturnos (op. 55, nº 2, e op. 62, nºs 1 e 2), de Chopin, e Quadros de uma Exposição, de Mussorgsky. Antes, às 19h, realizará uma conversa com o público na Sala de Música do Multipalco.
Em entrevista concedida a Zero Hora por telefone da Cidade do Cabo, na África do Sul, a pianista afirma que seu público é “uma mistura muito saudável de pessoas”:
– Sempre que toco em uma série de música de concerto, os organizadores comentam sobre a quantidade de jovens na plateia. É um grande elogio para mim. Fico feliz de trazer jovens e pessoas que nunca foram a um concerto. Toda vez que alguém diz “É minha primeira vez e vim por causa de você”, é muito prazeroso. Espero que não seja o último concerto deles.
Embora tenha se tornado conhecida pela internet, Valentina garante que nada substitui a experiência de uma apresentação ao vivo:
– Como a música clássica é acústica, é importante estar lá no momento da performance. Nenhuma mídia digital, vídeo maravilhoso ou áudio em alta definição pode registrar o que acontece na performance ao vivo. É uma experiência totalmente diferente.
Desde 2012, a pianista estrela o catálogo da Decca, um dos principais selos da música de concerto, pelo qual lançou em 2016 o disco Love Story, com temas do cinema. Entre o Natal e o Ano-Novo, ela estará dentro do estúdio para a gravação de uma caixa de 10 CDs com a integral de Tchaikovsky para piano solo.
– Estar em um grande selo como Decca, Deutsche Grammophon ou Sony confere respeitabilidade. Pelo menos a velha geração de fãs da música clássica pensa assim. Para os jovens, não significa absolutamente nada – observa.
Valentina Lisitsa em recital
Nesta segunda (27), às 20h. Duração: 110 minutos (com intervalo). Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n°), fone (51) 3227-5100, em Porto Alegre. Ingressos: R$ 50 (galerias) e R$ 170 (cadeiras extras). Os demais setores estão esgotados. Ponto de venda: bilheteria do teatro, das 13h até o início do espetáculo.
Conversa com Valentina Lisitsa
Nesta segunda (27), às 19h. Sala de Música do Multipalco Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n°). Entrada franca. Inscrição pelo e-mail oficinas@multipalco.com.br.