A 23ª edição do maior festival de música do sul do país começa a tomar forma. O Planeta Atlântida 2018 já tem artista confirmado. E o primeiro nome é uma aposta do pop e R&B brasileiro: IZA. Aos 26 anos, a cantora tem emplacado músicas em trilhas de novelas e é dona do hit Pesadão, que figura nas listas de mais tocadas dos serviços de streaming.
Natural de Olaria, zona norte do Rio de Janeiro, IZA é o nome artístico de Isabela Lima. Inicialmente, identificava-se como Isa Lima, mas achou que soava "MPB demais". IZA, escrito em letras maiúsculas, lhe pareceu mais gráfico e pop. A musicalidade está em seu DNA: o pai é instrumentista, e a mãe, professora de música. Começou a cantar na igreja, ainda na adolescência. Porém, enveredou para a publicidade.
Quando havia happy hour no trabalho, IZA soltava a voz e chamava atenção dos colegas. Contudo, a carioca estava insatisfeita com os rumos da carreira. Após uma daquelas reuniões que poderia ter sido substituída por um e-mail, ela se questionou a respeito do que estava fazendo com sua vida.
– Era uma época em que via programas de calouros e chorava horrores, até com os que não iam bem. Cheguei em casa e falei: "Mãe, acabou". Meus pais sempre me apoiaram. Sempre fiz shows na minha garagem e peças de teatro pelas quais cobrava R$ 1 dos meus vizinhos. Mas era muito insegura, não achava que era boa – relatou a cantora em entrevista à atriz Taís Araújo para a revista Cosmopolitan.
A partir de então, IZA se jogou na carreira musical. Criou página no Facebook e um perfil no YouTube. Passou a produzir vídeos interpretando divas pop – como Beyoncé, Rihanna, Demi Lovato –, além de nomes brasileiros, como Milton Nascimento, Djavan e Sandra de Sá. A cantora também adotou a estratégia de "stalker" para decolar: via o nome das pessoas que trabalhavam nas gravadoras e mandava seu trabalho para todo mundo, desde a secretária até o presidente. Uma hora deu certo.
– Quando me ligaram, sabia que não era trote porque "stalkeei" real. Eles queriam marcar uma reunião e eu gelei. Cuidado com o que você pede – contou à Taís Araújo.
IZA assinou contrato com a Warner Music. Em 2016, emplacou uma participação na minissérie Nada Será Como Antes e gravou um cover de Fly Me To The Moon, sucesso na voz de Frank Sinatra, para as chamadas da atração. A seguir, sua canção empoderada Quem Sabe Sou Eu entrou na trilha sonora da novela das sete Rock Story. Neste ano, gravou com orquestra e o maestro Verocai uma versão de I Put a Spell On You, sucesso na voz de Nina Simone, para a trilha de Pega Pega. E ainda lançou Pesadão, o hit que mistura pop e reggae e conta com a parceria de Falcão, ex-vocalista da banda O Rappa.
Além dos lançamentos musicais, IZA teve dois momentos importantes em 2017: participou do show do rapper CeeLo Green no Rock in Rio, em setembro, e abriu a primeira das duas apresentações da banda Coldplay em São Paulo, no Allianz Parque.
A cantora pretende lançar seu primeiro disco em breve, embora ainda não tenha anunciado uma data. Em entrevista ao programa Morning Show, da Rádio Joven Pan, adiantou que seu álbum contará com duas participações especiais e irá explorar diferentes ritmos.
Com influências que vão de Rihanna e Stevie Wonder a Emicida e Elza Soares, IZA procura propagar o empoderamento negro e feminino em suas canções e seu figurino. Como artista, compreende ter um papel social e tem a preocupação de levantar bandeiras. Busca ser uma referência para jovens negras, algo que faltou a ela quando era mais nova.
– Sei como é importante me ver nos lugares e me sentir representada. É ter uma mulher forte me dizendo todos os dias que eu posso e que quem sabe disso sou eu. Me sinto muito lisonjeada de poder estar nesta posição – destacou IZA em recente entrevista para a Revista Donna.
PLANETA ATLÂNTIDA 2018
- 2 e 3 de fevereiro
- Saba (Avenida Interbalneários, 413, Centro), na Praia de Atlântida.
- Ingressos: clique aqui e saiba mais.
- Ponto de venda: pelo site planetaatlantida.com.br (com taxa de conveniência)
- Formas de pagamento: em até três vezes sem juros nos cartões de crédito, exceto Hiper.
- Preste atenção! O benefício da meia-entrada é destinado a 40% dos ingressos disponíveis. Quem tem direito: idosos, estudantes, pessoas com deficiência e acompanhantes e jovens (entre 15 e 29 anos) de baixa renda que apresentem a Carteira de Identidade Jovem (emitida pela Secretaria Nacional de Juventude). OBS: os documentos que comprovam a condição do benefício da meia-entrada serão exigidos na retirada do ingresso e no momento do acesso ao evento.
- Serviço de atendimento ao consumidor (SAC): (51) 3218-5900 e sac@planetaatlantida.com.br.