O principal show da Calourada do DCE Unisinos de 2017 foi cancelado nesta quinta-feira. A banda Apanhador Só seria a atração do evento no dia 28 de agosto, mas foi cortada da programação depois que um dos integrantes do grupo foi envolvido em polêmica nas redes sociais.
A ex-companheira de um dos músicos relatou nesta quarta-feira, pelo Facebook, que ele teria sido "desleal", traindo-a mais de 40 vezes, além de ter quebrado um dedo seu em uma discussão.
Leia mais:
Apanhador Só lança o aguardado disco "Meio que Tudo É Um"
VÍDEO: Apanhador Só se isola para gestar o novo álbum da banda
Clênia Gajardo, do DCE Unisinos, considerou a postagem como uma "denúncia de agressão psicológica".
– Nossa gestão preza pelo comprometimento com a luta das mulheres, dos LGBTs e contra o racismo – explica Clênia. – Quando temos oportunidade, prezamos por trazer artistas que vão ao encontro de nossos princípios.
A estudante concorda que o depoimento é uma "narrativa unilateral", mas aponta que a suspeita de agressão já é suficiente para a resolução de cancelamento:
– No futuro, quando tudo tiver esclarecido, talvez a gente possa chamar a banda de novo. No entanto, enquanto há dúvida, preferimos dar credibilidade ao depoimento da vítima.
Após a postagem do relato, o perfil da Apanhador Só no Facebook sofreu uma enxurrada de comentários negativos. Na mesma rede social, um evento relacionado aos shows do grupo no Theatro São Pedro (TSP), no sábado e no domingo, recebeu comentário de fãs arrependidos vendendo ingressos.
O grupo se reuniu na tarde desta quinta-feira para debater o episódio e "decidiu suspender as atividades da banda por hora", cancelando os shows que realizaria na Capital neste fim de semana.
"Lamentamos profundamente tudo o que aconteceu e está acontecendo. Diante dessa difícil situação, resolvemos suspender as atividades da banda por hora. Embora pesarosos, achamos que essa situação pode ser construtiva pra que siga se discutindo questões importantes sobre machismo - que estamos dispostos a rever e modificar cada vez mais em cada um de nós. Assim que for possível, nos pronunciaremos melhor sobre o assunto", diz o comunicado da banda no Facebook.