Um italiano acompanhado de seu falso gorila e um português cantor de baladas são os favoritos na final do Eurovision, que será realizada neste sábado em Kiev, na Ucrânia, em uma edição marcada pela ausência da Rússia.
O presidente ucraniano anunciou neste sábado sua ausência na final da competição por causa dos "bombardeios em Avdiivka e devido a morte de civis", comunicou por sua página no Facebook, referindo-se a uma localidade na linha de frente, próxima do bastião rebelde de Donetsk, local no qual quatro civis faleceram.
A Ucrânia se tornou anfitriã após ter vencido a competição anterior, prêmio que envolveu um forte contexto político, uma vez que a representante ucraniana apresentou uma canção que falava a respeito das perseguições aos tártaros da Crimeia durante a União Soviética.
A atenção na decisão está direcionada ao italiano Francesco Gabbani, de voz rouca e bigode retrô, após ter conquistado a Itália com Occidentali's Karma, acompanhado de um dançarino fantasiado de gorila.
Outro favorito na competição é o cantor português Salvador Sobral, de 27 anos, que canta à espera de um transplante de coração, e que por conta disso não pôde participar dos ensaios. Nesta edição, Sobral apresentou em tons melancólicos a canção com influências do jazz Amar Pelos Dois.
Nesta festa da diversidade também há espaço para a extravagância. Neste ano, uma dupla romena que mistura rap com cantos tiroleses e uma representante do Azerbaijão que canta acompanhada de um homem com máscara de cavalo sobre uma escada apresentarão suas performances.