A 70ª Feira do Livro de Porto Alegre desta terça-feira (12) vai abrir espaço para diálogos sobre literatura e ecologia indígena, a partir das 17h30min, no Teatro Carlos Urbim.
Nomes de referência como Auritha Tabajara, Daniel Munduruku e Yaguarê Yamã vão debater sobre a conexão entre cultura, natureza e palavras ancestrais. O encontro terá mediação de Raquel Kubeo.
No mesmo dia, Sérgius Gonzaga irá ministrar a oficina Por que ler os Clássicos?, que ocorrerá na sala Noé de Melo Freitas, do Espaço Força e Luz, às 14h30min. No encontro, questões como "o que é um clássico? "por que devemos lê-los", e "como lê-los" serão respondidas pelo escritor.
No workshop, ele, que também é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), vai apresentar, comentar e debater uma bibliografia centrada em 40 obras decisivas de ficção, produzidas nos séculos 19 e 20.
Confira outros destaques da Feira do Livro de Porto Alegre:
9h | Encontro com Eva Potiguara
A escritora, ilustradora e contadora de histórias Eva Potiguara, recebe alunos do Ensino Médio a partir das 9h, no Espaço Jovem Banrisul. Ganhadora do Jabuti em 2023 na categoria fomento à leitura, Eva é autora de Cântico de uma Filha da Terra (editora Edua) e Os Herdeiros de Jurema (editora Jandaíra).
14h | A Hora do Ilustrador com Gisele Federizzi
A ilustradora e escritora Gisele Federizzi receberá alunos do Ensino Fundamental no Território dos Parceiros Caixa, às 14h, na Praça da Alfândega, para falar sobre o seu trabalho.
14h | Encontro com Cristino Wapichana
O ciclo O Autor no Palco recebe o contador de histórias, escritor, músico e compositor, Cristino Wapichana, às 14h, no Teatro Carlos Urbim. Artista indígena, ele já escreveu as obras O Cão e o Curumim (editora Melhoramentos), Sapatos Trocados: Como o Tatu ganhou suas grandes garras (editora Paulinas) e A Onça e o Fogo (editora Amarilys).
15h | Vitrine de Lançamento - Mar doce Mar
O autor Delalves Costa estará lançando o livro infanto-juvenil Mar, doce Mar (editora Coralina), às 15h, na sala O Retrato, do Espaço Força e Luz.
16h | Arte de Viver: Poéticas do Cotidiano
A poeta, compositora e facilitadora de palestras Beta Simon, autografa sua segunda obra de poesias, A Arte de Viver: Poéticas do Cotidiano, às 16h, na Praça de Autógrafos Gerdau.