Toda semana, um jornalista do Grupo RBS irá compartilhar na seção O que Estou Lendo a sua paixão por livros por meio de dicas do que estão lendo no momento.
Ao longo da vida profissional cobri alguns conflitos mundo afora. E a obra que estou lendo agora está dentro dessa temática. Mestres do Ar, do historiador Donald Miller, conta a saga dos jovens que voaram nos bombardeiros americanos na II Guerra e que acabaram decidindo os destinos do maior conflito já ocorrido. É um compêndio alicerçado em depoimentos, documentos e muitas fotos.
A narrativa mescla aventura e história, dramas pessoais, biografias. Tanto que deu origem a uma série com o mesmo nome, na Apple TV, produzida por Tom Hanks e Steven Spielberg (conhece esses guris?).
O autor, que tem mais de 10 livros e escreveu regularmente para jornais, revela a tensão psicológica vivida pelos 10 aviadores que compunham a equipe de cada bombardeiro. Afinal, seis em cada 10 tripulantes desses grandes aviões não conseguiam atingir 25 missões, o tempo mínimo para que pudessem retornar para casa, os EUA.
As tripulações eram abatidas, ou se acidentavam, ou eram feitas prisioneiras. Tanto que 28 mil tripulantes desses grandes aviões ficaram presos em campos de concentração alemães ao longo da guerra.
Apesar de ter quase mil páginas e ser daqueles livros que param em pé ou podem servir como arma, é uma delícia.
"Mestres do Ar"
- De Donald Miller
- Editora Record
- 990 páginas
- De R$ 187 a R$ 202, a depender da livraria