Toda semana, um jornalista do Grupo RBS irá compartilhar na seção O que Estou Lendo a sua paixão por livros por meio de dicas do que estão lendo no momento.
O livro 100 Grandes Álbuns do Rock Gaúcho, de Cristiano Bastos e Rafael Cony, causou polêmica antes mesmo de seu lançamento, em 2023: quando uma lista prévia foi divulgada, em 2021, quem ficou de fora da seleção torceu o nariz para a produção, questionou os critérios de escolha e provocou debates homéricos nas redes sociais.
O fato é que o livro não traz apenas representantes do clássico rock gaúcho, como Replicantes e Cachorro Grande, mas também da música urbana daqui – como bem definiu o jornalista e crítico Juarez Fonseca em sua análise sobre o livro – que influenciaram muitos roqueiros.
Mas verdade seja dita: fãs de rock gaúcho atual, como eu, sentem falta de apreciar álbuns de bandas como Cidadão Quem, Reação em Cadeia e Fresno na seleção apresentada. Talvez isso possa estimular a elaboração de mais um volume da obra, não?
Estruturalmente, cada disco – e o passeio histórico por ele – está disposto em duas páginas, além da seção Ouça Também, que estabelece referências com demais álbuns, além de capítulos especiais com homenagens. Outro ponto que chama a atenção é o belo design das 308 páginas, um baita convite à leitura.
100 Grandes Álbuns do Rock Gaúcho
- De Cristiano Bastos e Rafael Cony
- Nova Carne Livros
- 308 páginas
- Edição esgotada