Jon Fosse, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura 2023, tem dois livros publicados no Brasil até o momento. Melancolia foi lançado em 2015 pela Tordesilhas e, em setembro deste ano, chegou às livrarias pela Companhia das Letras É a Ales. O norueguês é considerado um dos maiores escritores de sua geração e é conhecido por transitar entre gêneros literários.
A Academia Sueca premiou o autor por "suas peças e prosas inovadoras, que dão voz ao indizível". Ele é "hoje um dos dramaturgos mais representados no mundo", destacou ainda a organização.
O livro Melancolia retrata a jornada de Lars Hertervig, um personagem real, pintor pobre nascido na Noruega que foi descoberto por um mecenas e enviado para estudar na Alemanha. Já em É a Ales, as memórias de uma mulher cujo marido desapareceu de barco são contadas por um narrador onisciente. O que chama atenção nesta obra é que a única pontuação utilizada é a vírgula.
Ainda em outubro, os leitores brasileiros poderão conhecer mais uma obra de Fosse. Brancura tem previsão de lançamento no próximo dia 26 pela editora Fósforo. Em 2024, será a vez de Trilogia, que reúne três novelas sobre a história de amor de Asle e Alida.
Jon Fosse é o quarto norueguês a conquistar a honraria. Bjørnstjerne Martinius Bjørnson (1903), Knut Hamsun (1920) e Sigrid Undset (1928) foram os outros autores premiados do país.