Uma vida hiperconectada, que coloca o ser humano diante de uma sobrecarga de notícias e de informações, inclusive mentiras e realidades inventadas, é capaz da causar desconfortos. O Fronteiras do Pensamento, que chega à 17ª edição e cuja primeira conferência em Porto Alegre ocorre nesta quarta-feira (31), às 20h, no Teatro Unisinos, com a presença da escritora espanhola Rosa Montero, traz justamente esta reflexão ao propor o tema "Entre o Caos e a Ordem".
Cientista político e curador do evento, Fernando Schüler lembra que a promessa era de que a facilidade de comunicação proporcionada pela internet encurtasse a distância entre as pessoas, física e emocionalmente, transformando o mundo em uma grande sociedade. No entanto, o que se vê é o excesso de comparação com a vida do outro, o que gera um grande mal-estar, e o aumento da intolerância.
— Tinha-se a ideia, nos anos 1990, quando a internet estava no seu início, de que finalmente o sonho de McLuhan (Marshall McLuhan, teórico da comunicação) de uma aldeia global iria se realizar. As pessoas iriam se entender melhor, seria criada uma sociedade civil mundial, as pessoas iriam socializar. Aconteceu o contrário. Deu tudo errado. Ouvir ideias com as quais a gente não concorda dói — disse, em entrevista à Rádio Gaúcha.
Para Schüler, é necessário reaprender a viver e a conviver com os outros sabendo fazer um uso saudável da internet e das redes sociais — algo que deverá ser buscado por cada indivíduo.
— Acho que as pessoas vão aprender a lidar com isso. Não temos uma grande saída coletiva. Acredito em um aprendizado mais difuso. As pessoas vão se adaptar à tecnologia como foi feito em outros tempos. E discutir um problema com clareza é uma forma de encontrar a solução. O próprio Fronteiras do Pensamento faz isso.
Na avaliação de Schüler, o Fronteiras, ao instigar os convidados a discutir sobre esses e outros assuntos, contribui para que as pessoas consigam navegar em uma era de incertezas.
As inscrições para participar do evento estão abertas nos formatos Presencial + Online, 100% Online e Experiência Fronteiras, que inclui kit de livros e encontros com conferencista e curador, pelo site fronteiras.com. Serão nove conferências, sendo seis presenciais e três virtuais e por streaming, que ocorrem até outubro.
Rosa Montero, a primeira convidada, é autora de Nós, Mulheres (1995) e A Boa Sorte (2022), ambos publicados no Brasil pela Todavia, e de Instruções para Salvar o Mundo (2008), editado pela Nova Fronteira. Vencedora do Prêmio Nacional das Letras Espanholas em 2017, ela passa por gêneros como biografia, autobiografia e ficção.
Em uma de suas obras mais célebres, A Ridícula Ideia de Nunca Mais te Ver (2013), que também saiu por aqui pela Todavia, parte da vida da química Marie Curie e seu sofrimento com a morte trágica do marido, Pierre Curie, atropelado por uma carruagem, para falar de sua própria experiência de luto após a perda daquele que foi seu grande amor, Pablo Lizcano.
Jornalista com mais de 20 anos de atuação e carreira notória no veículo espanhol El País, Montero, que agora se dedica somente à literatura, refletiu, em entrevista a GZH concedida em abril deste ano, sobre a importância do jornalismo e de seu compromisso com a veracidade das informações.
— O jornalismo segue sendo absolutamente necessário, ainda mais nesses tempos de fake news. O que se passa é que precisamos aprender a lidar com isso, como, por exemplo, agora existe a possibilidade de elaborar uma imagem de Joe Biden matando uma idosa, parecendo realmente real. Temos de ensinar as pessoas a separar o que é real e o que é manipulado — disse a escritora.
Depois de Rosa, os conferencistas que vêm a Porto Alegre são a ativista iraquiana e Prêmio Nobel da Paz Nadia Murad (21 de junho), o neurocientista norte-americano David Eagleman (5 de julho), o filósofo político americano Michael Sandel (9 de agosto), o teórico da mídia norte-americano Douglas Rushkoff (13 de setembro) e o arqueólogo britânico David Wengrow (4 de outubro). Já as palestras online serão feitas pelo filósofo francês Luc Ferry (30 de agosto) e pelos brasileiros Eduardo Gianetti, economista, e Christian Dunker, psicanalista (ambos no dia 31 de agosto).
O Fronteiras do Pensamento tem o patrocínio de Hospital Moinhos de Vento, Sulgás e CMPC, parceria cultural da Casa da Memória Unimed Federação/RS, parceria acadêmica da Unisinos, parceria educacional do Colégio Bertoni Med, parceria institucional da Prefeitura de Porto Alegre e do Instituto Unicred, serviço médico Unimed Porto Alegre, promoção do Grupo RBS e realização da Delos Bureau, uma empresa do Grupo DC Set especializada em entretenimento cultural.
Rosa Montero no Fronteiras do Pensamento
- Nesta quarta-feira (31), às 20h, no Teatro Unisinos (Av. Nilo Peçanha, 1.600), em Porto Alegre
- Inscrições pelo site do Fronteiras do Pensamento