Por Alana Soares Albuquerque, Claudia Luiza Caimi e Luciano Bedin da Costa
Organizadores de “Rastros de um Pensamento: Escritos sobre Clínica, Arte e Política”
Em 12 de setembro de 2019, vítima de câncer, Tania Mara Galli Fonseca nos deixou. Tania Galli, ou a professora Tania, como muitos a chamavam, foi uma das mais importantes pesquisadoras do campo da psicologia social, tendo produzido, ao longo dos seus 71 anos de vida (36 dedicados à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a UFRGS), mais de uma centena de textos, entre artigos, pareceres e livros. Sua vida foi marcada por uma inigualável entrega aos gestos de pensar e escrever, entrega de todo modo imanente, uma vez que, com Tania Galli, o pensamento e a escrita não se viam descolados da experiência ético-política de estar no mundo, ocupando e movimentando os diversos espaços em que esteve presente.
Dentre os muitos projetos desenvolvidos pela professora Tania, um se destaca pela continuidade e profusão das ações desenvolvidas. Trata-se da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), uma espécie de oásis de resistência dentro de uma instituição manicomial, que veio a se tornar, juntamente com o Museu do Inconsciente, uma referência no campo da arte e saúde mental. A nosso ver, foi nesse encontro com a loucura que a produção de Tania Galli ganhou a contundência de que necessitava. Para além de um conceito abstrato, a loucura e o manicômio vieram a se tornar o próprio espaço de pesquisa, acolhendo Tania e as diversas pessoas que pelo seu grupo passaram. Como bem sabemos, a loucura é uma imagem que nos causa muito temor, sendo o louco a expressão do que não queremos ver ou perceber em nós mesmos. Nesse sentido, Tania Galli foi muito corajosa, uma vez que, por mais de duas décadas, dedicou-se a trabalhar com o que chamou de “vidas do fora”, com sujeitos excluídos, violentados e invisibilizados por uma sociedade que vê no padrão a norma a ser seguida e desejada.
Foi com essa preocupação de lutar contra o esquecimento que Tania Galli moveu seus esforços em seus últimos anos de vida, em um percurso que nos emociona pelo seu grau de dedicação. Seus textos são testemunhas viscerais desta entrega, são verdadeiras obras de arte em formato de escrita, algo raro no meio acadêmico, que tem se caracterizado pela profusão de artigos científicos impessoais e destituídos de estilo.
Ainda em vida, mas já debilitada pela doença, Tania Galli nos procurou para organizar uma obra que pudesse compilar os vários momentos de sua produção intelectual. Nosso primeiro desafio foi o de selecionar, dentre os tantos textos publicados e inéditos, aqueles que fariam parte do livro. Após o episódio de sua morte, o desafio se tornou ainda mais difícil, uma vez que, junto à complexidade da seleção, havia a dor da perda e um luto a ser enfrentado.
No entanto, sabedores da importância da missão a nós confiada, nos vimos impelidos a continuar o trabalho, resultando na publicação de Rastros de um Pensamento: Escritos sobre Clínica, Arte e Política, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS e do Núcleo Transdisciplinar Arte e Loucura Tania Mara Galli Fonseca (NuTAL). O livro conta com 26 artigos escritos por Tania Galli, tendo como posfácio um texto inédito e inacabado, que ela havia iniciado em função desse livro. Os textos estão divididos em seis capítulos, cada qual abordando um momento de sua produção. Para que os leitores e leitoras futuras possam testemunhar a foça de sua escrita, segue um fragmento do texto póstumo em que Tania Galli escreve sobre o livro agora publicado:
Quando dizemos que este livro carrega a imagem de um nó, estamos nos referindo ao fato de que o mesmo possa também vir a ser visto como um grão que se torna, ao mesmo tempo, arquivo e espelho de muitos futuros. Coloca-se diante do leitor como uma semente cujos potenciais germinativos explodem para direções insuspeitas, vindo seus fragmentos recaírem em meios transmissivos mais ou menos fecundos para sua proliferação ou mesmo para o seu apagamento. Quer-se posicioná-lo como um espaço metafísico que excede os caprichos de uma autoria individual, podendo ser tomado como expressão de forças que, não se reduzindo a um conteúdo, tornaram-se expressão de uma vida singular. Rastros de um Pensamento é o nome que o identifica para expressar o passado que habita o presente de suas páginas recém abertas a atuais leitores.
Seguir os rastros de uma vida é uma missão quase impossível, uma vez que os rastros nos deixam pistas, mas nunca nos entregam o caminho por inteiro. Mas é essa recusa que torna a leitura do livro de Tania Galli ainda mais interessante, pois cabe ao leitor e à leitora a continuação de um trabalho iniciado em vida, e que efetivamente não se encerra com a sua morte.
Na Feira
Rastros de um Pensamento: Escritos sobre Clínica, Arte e Política (Alana Soares Albuquerque, Claudia Luiza Caimi e Luciano Bedin da Costa, orgs.), Abrapso Editora, terá lançamento das 18h às 20h desta segunda-feira (7/11), no térreo do Memorial do RS, dentro da programação da Feira do Livro de Porto Alegre.